PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

Análise da Semana: 22.set.08


BiodieselBR.com - 22 set 2008 - 07:24 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

Análise Semanal 22.set.08

Produção de biodiesel no limite
A produção mensal de biodiesel no Brasil vem atendendo no limite a mistura obrigatória. E não poderia ser diferente. As usinas só produzem as quantidades vendidas nos leilões, pois não existem outros compradores. Para que a produção ultrapasse significativamente o consumo obrigatório é preciso colocar o biodiesel na distribuidora com margem para o usineiro a preço igual ou menor que o diesel.

O caminho para alcançar esse objetivo é complexo. O preço dos principais óleos vegetais são ditados pelo mercado internacional, que variam conforme as condições de clima, de aumento de consumo, de especulação ou de produção. No Brasil só produz em escala óleo de soja, que tem o preço internacional como o preço mínimo, ficando a maior parte do ano bem acima do preço internacional, “descolado” de Chicago.

A alternativa seria incentivar o aumento de produção de outros óleos vegetais, mas para isso é necessário a formulação de políticas agrícolas públicas. Como isso não é feito, as usinas de biodiesel estão por sua conta e risco, incentivando os produtores com oleaginosas alternativas. O sucesso depende exclusivamente da capacidade da usina em agregar produtores.

O trabalho das usinas poderia ser facilitado se existissem políticas agrícolas públicas específicas para essas oleaginosas. O objetivo do governo e das usinas seria alcançado mais cedo.


Preço do óleo de soja
Para os usineiros de biodiesel, os problemas econômicos mundiais estão servindo para a redução do custo de sua principal matéria-prima. O óleo de soja, pela primeira vez no ano, nesta semana ficou abaixo dos U$ 1.000 por tonelada. Na quarta-feira, na primeira posição da Bolsa de Chicago, o óleo fechou a U$ 0,4360 por libra peso. Representa cerca de U$ 960 por tonelada. Bom para as usinas que não tinham fechado ainda suas compras para atender as vendas nos leilões para entrega no último trimestre do ano.

Essa baixa cotação internacional do óleo fará com que as usinas de biodiesel espalhadas pelo mundo, que pararam sua produção por inviabilidade econômica voltem a trabalhar. Isso acontecendo, no médio prazo, as cotações poderão voltar a subir. Cabe a cada usina montar seu plano de trabalho e sua estratégia. Lembrando também que a queda do preço do óleo de soja puxou para baixo os preços de todos os outros óleos e gorduras, inclusive o óleo de palma da Ásia. E na Ásia, temos diversas usinas de biodiesel que pararam de produzir em razão dos altos preços do óleo de palma.


As mais lidas da semana

1 Presidente da Vale confirma interesse em produzir biodiesel

2 ANP cancela compra de biodiesel da Brasil Ecodiesel

3 [Charge] Agricultura familiar

4 [Análise] Ecodiesel e Agrenco em situação delicada

5 Empresa tem participação no 11º leilão cancelada

6 Estudos querem aproveitar glicerina como fungicida

7 Cinco grupos disputam controle de usina da Agrenco

8 A crise financeira mundial e o preço dos óleos vegetais

9 Chevron faz acordo com Brasil Ecodiesel

10 As duas faces do biodiesel africano