PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

Análise da Semana: 20.jul.07


BiodieselBR - 20 jul 2007 - 17:07 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Análise Semanal 20.jul.07

Estudos para a criação de políticas públicas estaduais visando o aumento da produção agrícola voltada ao biodiesel estão começando a ganhar destaque em alguns estados. Governos estaduais como do Paraná, Amazonas, Tocantins e Ceará, preocupados com o crescimento sustentável do biodiesel, buscam informações para poderem definir estratégias de incentivo minimizando riscos, criando programas de produção e exploração agrícolas.

Nestes três anos iniciais, o biodiesel passou por uma fase de fantasia, de facilidades, onde foi vendida a idéia de que fazer biodiesel era uma coisa fácil e que seria uma atividade para ganhar muito dinheiro. Muitas usinas pequenas e grandes foram construídas nessa fase e agora muitas estão com sua produção parada ou operam no vermelho, com dificuldade de obter lucro pelo alto preço da matéria-prima. Governos preocupados em incluir seus estados no mapa do biodiesel incentivaram, durante o período de fantasia, apenas as construções das usinas. Agora caíram na realidade e entenderam que sem matéria-prima (óleo vegetal ou gordura animal) não se faz biodiesel. De nada adianta para o estado ter uma usina de biodiesel que não produz. Os estados entenderam que para alcançar os objetivos do programa nacional do biodiesel a máquina estatal precisa funcionar e as secretarias estaduais precisam trabalhar em sincronismo.

O óleo de soja, pela sua cotação elevada e sua utilização maciça na alimentação está sendo descartado como matéria-prima para biodiesel, entrando em cena a produção de outras culturas de acordo com a vocação de cada região. É neste caminho que poderá ser encontrada a solução para o biodiesel tornar-se realidade e cumprir o papel de gerar emprego e renda no campo. Os governos estaduais vislumbram usar este potencial de produção que está adormecido, incentivando e incorporando áreas agrícolas subutilizadas, degradadas ou alteradas para a produção de biodiesel com plantas nativas ou exóticas já adaptadas na região.


Argentina exporta biodiesel
No final de junho a Companhia Vicentin de San Lorenzo na Argentina contratou uma segunda exportação de quatro mil toneladas de biodiesel ao preço FOB de U$ 700 por metro. A primeira exportação realizada em maio foi de 2.800 mil toneladas.

Na Argentina o biodiesel para exportação tem um imposto de 5% e o exportador pode receber ainda uma reintegração de 2,5%, enquanto a exportação de óleo de soja tem imposto de exportação de 24% sem direito a percentual de reintegração.

Com esse incentivo a exportação e com a diferença entre o preço do diesel e do biodiesel, o consumo de biodiesel no mercado interno argentino ficará restrito ao percentual obrigatório na mistura com o diesel mineral. O diesel é vendido hoje na Argentina a um valor correspondente a R$ 1,25 por litro, mais barato que o preço do biodiesel. A lei argentina estabelece que a partir de 2010 tanto o diesel e a gasolina deverão receber uma mistura de 5% de biodiesel no diesel e da mesma quantia de etanol na gasolina.

Com a redução de impostos na exportação e o preço baixo do diesel, os produtores de biodiesel argentinos não temem a concorrência do biodiesel brasileiro. Outro fator que contribui para a vantagem é a grande valorização do real frente ao dólar.

Vale lembrar que a Argentina é o maior exportador de óleo de soja do mundo.


Produção Européia
Essa semana foi informado pela European Biodiesel Board (EBB) a capacidade de produção de biodiesel de 2007. Com relação a 2006 a capacidade da União Européia em 2007 cresceu 70%, passando de 6,06 bilhões de litros para 10,3 bilhões de litros. Contudo a produção de biodiesel não deverá crescer na mesma proporção, a estimativa é que a produção de biodiesel em 2007 seja semelhante à de 2006, em torno de 4,9 bilhões de litros. O principal motivo seria uma brecha na lei fiscal da UE que permite uma vantagem competitiva de 200 euros por metro cúbico de biodiesel em favor dos produtores norte-americanos.

Produção européia de biodiesel


Análise anterior

13 de julho

  • A quantidade de biodiesel produzido em maio por cada uma das usinas de biodiesel.
  • Certificação para o biodiesel: necessidades e prioridades

Mais análises...


As mais lidas da semana

1 Embrapa desenvolve nova espécie de mamona voltada para o biodiesel

2 Biodiesel ofusca etanol na Bovespa

3 Problema para os grandes é a solução para os pequenos produtores de biodiesel

4 Santa Catarina encara desafio do biodiesel

5 Capacidade de produção de biodiesel da UE cresce 70%