PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

Análise da Semana: 15.jun.07


BiodieselBR - 15 jun 2007 - 18:06 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Análise Semanal 15.jun.07

Olá assinante.

A ANP informou a produção brasileira de biodiesel do mês de abril. Os números mostram que a produção recuou em relação ao mês de março, quando foram produzidos 22.398 m³ e em abril 18.723 m³, um volume 19,63% menor.

Essa diminuição no total produzido deve-se à redução da produção das usinas de Brasil Ecodiesel, que em março produziram 12.577 m³ e em abril produziram 7.803 m³. A diferença entre os dois meses só não foi maior por que a Granol aumentou seu volume produzido em mais de um milhão de litros, totalizando 8.501 m³. Essa produção faz da Granol a empresa que mais produziu biodiesel em abril.

A Brasil Ecodiesel pode ter problemas com a entrega do biodiesel vendido nos leilões se continuar com essa baixa produção de biodiesel. Segundo o informativo do primeiro trimestre, divulgado pela Brasil Ecodiesel, ainda restavam 438 milhões de litros para serem entregues até o final de 2007. A expectativa era que a Brasil Ecodiesel aumentasse sua produção a cada mês, mas isso não ocorreu no mês de abril.

A média de produção da Brasil Ecodiesel nos quatro primeiros meses de 2007 foi de 8.233 m³ e para conseguir entregar até o fim de 2007 o restante do biodiesel vendido pela empresa nos leilões (438 milhões de litros) precisará produzir 53.750 m³ por mês nos próximos oito meses. Essa produção só será atingida se todas as usinas autorizadas pela ANP produzirem com capacidade máxima no mês de maio e durante todo o resto do ano. Isso inclui as usinas de Rosário do Sul, Porto Nacional e São Luis que ainda não foram oficialmente inauguradas e não tiveram nenhuma produção informada para a ANP.

No mês de abril nenhuma nova usina começou a produzir biodiesel, os produtores foram os mesmos que já haviam produzido no primeiro trimestre. A ANP ainda atualizou os dados da Agropalma, que não haviam sido informados até então, colocando a produção da empresa nos quatro primeiros meses de 2007.

O mercado ainda fica esperando que novos produtores entrem para dividir a produção concentrada entre a Granol e a Brasil Ecodiesel, dando assim mais consistência ao mercado brasileiro de biodiesel.

Produção de biodiesel por ano


O projeto de lei do deputado Leonardo Vilela do PSDB de Goiás que prevê uma escala progressiva de mistura de biodiesel ao diesel mineral para os próximos 10 anos, iniciando já em 2007 com 2% e chegando ao ano de 2018 com 20% (B20). O objetivo é estabelecer uma política de longo prazo para o setor, fornecendo previsibilidade e garantia de participação obrigatória do biodiesel no mercado energético brasileiro.

O projeto de lei é cheio de boas intenções para o setor, mas completamente fora da realidade brasileira. Qualquer projeto de lei que vise aumentar a utilização de biodiesel precisa ser precedido por um que propicie o aumento da produção agrícola. A falta de matéria-prima com preço compatível é o gargalo na produção de biodiesel tanto no Brasil como em outros países. O Brasil possui usinas com capacidade instalada suficientes para efetuar mistura de 2% (B2) de biodiesel no diesel mineral e pedidos de instalação de pelo menos mais 3% (B3), mas a produção efetiva não está ocorrendo. Os números divulgados pela ANP - Agência Nacional de Petróleo, referente a produção do primeiro trimestre de 2007, mostra que estamos longe da auto-suficiência de biodiesel, cuja produção não alcançou 18 milhões de litros por mês, quando seriam necessários cerca de 70 milhões de litros por mês para obter uma mistura de 2% (B2).

Antes de pensar em aumentar o percentual de mistura de biodiesel ao diesel é preciso criar políticas públicas de incentivo a produção de diversas oleaginosas nas diferentes regiões brasileiras, definirem o zoneamento agrícola para que o produtor tenha acesso a linhas de financiamento. Isso porque a produção de biodiesel acontece com uma seqüência de etapas e a primeira é a produção de matéria-prima em quantidade e a preços compatíveis com o valor final do biodiesel.

A substituição parcial do óleo de soja para biodiesel servirá para diminuir o impacto que o biodiesel está exercendo sobre a produção de óleos alimentares. O Brasil é o país líder em biocombustíveis no mundo, pode mais uma vez dar o exemplo, estabelecendo uma política pública de produção de matérias-primas alternativas à soja e aos alimentos. Ao criar o programa há três anos o governo instituiu a mamona como a planta do biodiesel. Contudo, o cultivo desta planta não cresceu, e o governo continua insistindo com uma planta que pela atual média de produção por hectare nacional não fornece renda ao produtor rural. Ou se aplica tecnologias de produção para aumentar a produtividade ou se substitui por outras oleaginosas mais produtivas.

A legislação atual prevê para inicio em janeiro de 2008 a obrigatoriedade de mistura de biodiesel na razão de 2% (B2), a partir de 2013 a mistura 5% (B5) e o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) tem poder para antecipar a data destas misturas bem como aumentá-las de acordo com a disponibilidade do produto.

Este projeto sendo aprovado de acordo com o que está propondo o deputado teremos em 2008 um mercado de 1,2 bilhão de litros de biodiesel, em 2009, 1,6 bilhão e em 2010, 2,0 bilhões de litros. A partir de 2018 no mínimo 8 bilhões de litros.


Por conta do aumento da área plantada com milho nos Estados Unidos e a conseqüente redução da área destinada para a soja, a safra mundial de soja neste ano agrícola deve recuar em 6.5 milhões de toneladas. Na safra de 2006 os americanos colheram 86,7 milhões de toneladas e a previsão para este ano é de 77,6 milhões. A produção mundial deverá cair para 228,5 milhões de toneladas, ante 235 milhões da safra anterior.

A redução da oferta mundial de soja e derivados, associado ao aumento natural da demanda mundial por alimentos e a transformação do óleo em biodiesel, estão dando suporte aos altos preços da soja na bolsa de Chicago. Com isto a margem dos usineiros de biodiesel está cada vez mais apertada, mesmo com a desvalorização do dólar.


Análise anterior

11 junho

  • Análise da produção brasileira de biodiesel
  • O Brasil está preparado para antecipar a obrigatoriedade da adição de biodiesel ao diesel?

Mais análises...


As mais lidas da semana

1 A Produção Brasileira de Biodiesel

2 Projeto obriga adição de 20% de biodiesel ao óleo diesel

3 Análise da produção brasileira de biodiesel

4 Óleo de cozinha vai gerar biodiesel

5 O duplo desafio brasileiro

6 Poliduto pode escoar produção de álcool e biodiesel

7 Clóvis Rossi: Uma ambição movida a biodiesel

8 Começa a colheita do girassol para biodiesel

9 A química do biodiesel

10 Governo tem estratégias distintas para o etanol e o biodiesel



Produção mensal por usina