BiodieselBR
Publicidade

Petrobras: O movimento da gigante

Petrobras põe fim às especulações e compra metade de uma unidade de produção de biodiesel no Sul do país
BiodieselBR.com 3 min de leitura
Petrobras põe fim às especulações e compra metade de uma unidade de produção de biodiesel no Sul do país

Alice Duarte, de Curitiba

Acabaram, pelo menos em parte, o mistério e as especulações em torno da compra de usinas de biodiesel por parte da Petrobras Biocombustível (PBio). No dia 19 de novembro, a subsidiária anunciou a aquisição de 50% da unidade da BSBios em Marialva (PR), recém-adquirida da multinacional Agrenco (que passa por um processo de recuperação judicial). O investimento total das duas companhias nesse projeto é de R$ 100 milhões e vai praticamente dobrar o PIB do município. A aquisição estava prevista no plano estratégico da PBio 2009-2013, que também inclui a compra de mais uma usina (preferencialmente uma participação acionária).

Em fase final de construção, a planta industrial de Marialva terá capacidade para produzir 120 milhões de litros de biodiesel por ano e deverá entrar em operação comercial no segundo trimestre de 2010 (a previsão inicial era janeiro). O próximo passo será instalar uma unidade de esmagamento de grãos para verticalizar a produção.

O negócio marca a entrada da estatal no Sul do país, abrindo caminho para uma operação mais eficiente – próxima tanto da produção de matéria-prima como dos maiores centros de consumo do combustível. Ironicamente, apesar de ser o segundo maior produtor de grãos do país, o Paraná não tinha até então nenhuma usina de grande porte.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine o BiodieselBR para ter acesso completo a todas as notícias, análises e relatórios do setor.

Assine agora

Já é assinante? Entrar

Compartilhar:

Artigos relacionados