007

Cartas do leitor - edição 07


BiodieselBR - 08 dez 2008 - 14:15 - Última atualização em: 20 dez 2011 - 11:06

"Em seu último número, a revista BiodieselBR nos trouxe temas atuais e bem analisados, como a interessante perspectiva das algas como matéria-prima para biocombustível, assunto que está ficando animado em nossas universidades. Parabéns à equipe, vocês se tornaram a principal referência em biodiesel no Brasil, leitura obrigatória para todos que queremos ver esse biocombustível desenvolver-se de modo sustentável em nosso país."
Luiz Augusto Horta Nogueira
Professor
Itajubá - MG


"A matéria de capa sobre algas foi muito bem abordada, uma vez que o autor explorou com grande detalhe a produção de biodiesel. A revista tem uma abordagem interessante, oferecendo embasamento para novas linhas de pesquisas."
Gemael Lima
Estudante de Engenharia Ambiental
Vila Velha - ES

Notícias

"Reportagens do tipo “Escondendo o jogo” são de grande valia para o público envolvido direta ou indiretamente no mercado da agroenergia. Pois é importante saber até que ponto o governo fala verdades ou mentiras e omite informações para se favorecer, em detrimento de um negócio que para a iniciativa privada significa grande investimento no futuro. O governo pode estar mal assessorado ou visando apenas um momento político."
Duílio Jurado Fernandes
Consultor ambiental e de agronegócios
Ribas do Rio Pardo - MS

"Como nas edições anteriores, a revista BiodieselBR trata as matérias em bases não apenas técnicas e científicas, mas de forma imparcial e elogiável, suplantando todas as expectativas. A leitura da revista nos leva à realidade atual do segmento, que enfrenta inúmeros problemas como temos lamentavelmente assistido. Espero que as autoridades da área também a leiam e a utilizem como ferramenta de balizamento para que o programa do biodiesel, isento de fatores e decisões políticas, não se transforme em mais um frustrante episódio. Lembremos da implantação do Próálcool e de lições que já deveriam ter sido aprendidas. É motivo de preocupação quando pelos dados disponibilizados pela ANP até julho constata-se uma produção média mensal de B100, em 2008, de 78.943 m³ e uma necessidade de 107.277 m³ para atender a mistura de 3%, ou seja, um déficit mensal de 28.334 m³. Pergunta óbvia: Por que passar de 2% para 3% se não tínhamos condições de atendimento pleno da demanda? Fácil concluir que estamos com sérios problemas de credibilidade do programa, exigindo que fosse revista sua regulamentação à luz da realidade, sem nenhum viés político e, principalmente, com respeito à iniciativa privada, atuante em toda a cadeia, que investiu e continua investindo para o sucesso do PNPB, traduzido por seus benefícios na matriz energética brasileira e impactos sociais positivos. Parabéns pela qualidade da revista!"
Bruno Iughetti
Consultor na área de combustíveis e biocombustiveis e vice-presidente da Associação Comercial do Ceará
Fortaleza - CE

Matéria-prima

"Gostei muito da reportagem da matéria-prima moringa. Nunca tinha vista esse tipo de semente. Se de fato o que foi relatado for comprovado, foi descoberta uma mina de ouro e adeus pinhão-manso."
Barnabé da Silva Moraes
Economista
São Paulo - SP

Sobre a revista

"O tema biodiesel ainda é muito polêmico e precisa de alguns esclarecimentos. O problema é que ainda há uma grande confusão entre biodiesel e biocombustível. As pessoas acreditam que somente a Petrobras pode vender biodiesel. É comum nos postos as placas indicarem: temos biodiesel. É preciso, antes de mais nada, fazer uma campanha de esclarecimento desfazendo vários mitos sobre o tema. Os assuntos técnicos e científicos como as algas são importantes, mas é primordial fazer esse mercado sair das mãos de alguns e realmente dar acesso aos pequenos produtores, gerando renda e empregos. Caso contrário, dentro de dez anos o que veremos é um setor monopolizado como o álcool combustível ou ainda o governo criar uma Petrobras para estatizar o biodiesel."
Maria Isabel Caires
Diretora de P&D da Raetch Sistemas de Conversão de Energia
São Carlos - SP


"Na minha opinião, além das reportagens técnicas e outras, seria interessante e útil para o mercado reportagens mais abrangentes sobre as dificuldades e percalços das indústrias em instalação ou já em funcionamento. O objetivo principal seria traçar um panorama que permitisse uma reflexão sobre as soluções e a superação dos entraves de uma atividade ainda em fase embrionária."
Antonio Finco
Industrial
Belém - PA

"A revista BiodieselBR é de excelente qualidade, os assuntos são de primeira ordem e as opiniões dos colunistas são muito boas. Enfim é uma revista sobre a qual os comentários deverão ser sempre elogiosos."
Pedro Luiz de Campos Vasconcellos
Diretor -presidente da Campeva Equipamentos
Monte Azul Paulista - SP