007

Usinas: 3 bilhões de litros


BiodieselBR - 10 dez 2008 - 14:45 - Última atualização em: 20 dez 2011 - 11:06
Capacidade de produção autorizada de biodiesel alcançou três bilhões de litros, mas ocupação da indústria ainda é baixa

Redação BiodieselBR


A capacidade de produção da indústria brasileira de biodiesel voltou a crescer em setembro. A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Bionorte a produzir 28,4 milhões de litros, e com isso o país chegou a 3,038 bilhões de litros de capacidade autorizada, um total 20% superior ao registrado no fim de 2007. O Brasil, no entanto, ainda está longe de manter a indústria do biodiesel em funcionamento pleno. O ano deve terminar com uma produção total de pouco mais de um bilhão de litros, o que significa que a ocupação das usinas em 2008 ficou em 35% da capacidade autorizada.

Os números mostram que a antecipação do B3 para julho deste ano garantiu um aumento de 5% na taxa de ocupação das usinas. Se a ampliação da adição do biodiesel não tivesse sido implantada este ano, a produção do país iria ficar em torno de 900 milhões de litros em 2008, com 30% da capacidade instalada ocupada.

Com o crescimento da capacidade instalada e a indústria respondendo bem ao aumento da demanda, a antecipação do B5 para 2010 começa a se firmar no horizonte do setor. Para atender a demanda de combustível para essa mistura, o país teria que produzir 2,2 bilhões de litros por ano, o que corresponde a 73% da capacidade instalada atual. Lembrando que enquanto algumas empresas estão utilizando muito pouco da sua capacidade, outras estão operando no limite para atender a obrigatoriedade do B3.

As usinas de biodiesel no Brasil - Inauguração X Capacidade X Selo Social