BiodieselBR
Publicidade

Vendas de diesel se recuperam e fecham semestre com expansão

Graças ao bom desempenho do mercado do mês de junho, a demanda de óleo diesel cresceu cerca de 0,8% nos primeiros seis meses de 2018

BiodieselBR.com 3 min de leitura

Passada a ressaca que a greve dos caminhoneiros causou no mês de maio, o mercado de óleo diesel voltou a dar sinais positivos. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (01) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as vendas do derivado em junho apresentaram crescimento de substanciais 7,4% sobre o mesmo período do ano anterior.

Passada a ressaca que a greve dos caminhoneiros causou no mês de maio, o mercado de óleo diesel voltou a dar sinais positivos. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (01) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as vendas do derivado em junho apresentaram crescimento de substanciais 7,4% sobre o mesmo período do ano anterior.

As distribuidoras de combustíveis reportaram ter comercializado um pouco mais de 5 bilhões de litros. Esse foi o maior volume do derivado movimentado num único mês desde outubro de 2015 – embora o resultado de agosto de 2017 também tenha superado os 5 bilhões de litros.

Generalizada

A melhoria foi quase generalizada. Dos 27 estados brasileiros, somente Acre, Amapá, Amazonas e Rio de Janeiro tiveram resultados negativos na comparação entre junho de 2018 e junho de 2017. O pior resultado foi do Amapá com menos 17% de consumo.

Por outro lado, a demanda do Distrito Federal dobrou de tamanho indo de 30,4 para 60,8 milhões de litros. São Paulo aumentou o consumo em 64,8 milhões de litros chegando a 1,14 bilhão litros no mês.

Semestre

No somatório do semestre, o consumo chegou a quase 26,5 bilhões de litros. Isso dá um crescimento de modestos 0,8% sobre o primeiro semestre de 2017. Apesar da melhoria nos números, o mercado ainda apresenta as cicatrizes da crise que abateu a economia brasileira nos últimos anos.

De janeiro a junho de 2014, o consumo havia beirado os 28,8 bilhões de litros. A demanda atual teria que crescer perto de 8% para igualar a marca de quatro anos atrás.

Se passado servir de guia, a tendência para os próximos seis meses é de crescimento nas vendas. No histórico da ANP não há um único caso em que o volume de diesel consumido no segundo semestre tenha ficado abaixo do apurado na primeira metade do ano. Em média, a demanda sobe 9%.

Bons ventos também podem ser sentidos nos outros segmentos do mercado de combustíveis. Com exceção da gasolina – queda de 16,5% – os demais produtos acompanhados pela ANP tiveram crescimento. No caso do etanol, as vendas em junho aumentaram 42,4% somando 1,49 bilhão de litros.

O mercado como um todo, avançou 2,2% e movimentou 11,6 bilhões de litros.

Biodiesel

Mesmo com as usinas fabricando batendo recordes de produção de biodiesel em junho e no semestre como um todo, ainda não foi o suficiente.

Já descontados os 62,8 milhões de litros de diesel marítimo registrados pela ANP, ainda teriam sido necessários outros 29,2 milhões de litros de biodiesel para zerar a conta do mês passado.

Na conta de janeiro a junho, a produção, consequentemente as retiradas, ficaram 28,3 milhões de litros de biocombustível no vermelho.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Compartilhar: