PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

O tamanho do mercado de biodiesel do Brasil até 2020


BiodieselBR.com - 29 mar 2016 - 16:09

Com a certeza de que o Brasil terá aumentos de mistura nos próximos anos é importante saber qual será o tamanho do mercado de biodiesel. Só assim sabermos se a atual capacidade da indústria é suficiente para atender a demanda vindoura. Se for preciso construir usinas, quando elas devem estar operacionais para que consigam aproveitar ao máximo a crescente demanda.

Para fazer esse tipo de análise, é preciso além de saber o consumo atual de biodiesel, projetar o crescimento do consumo de diesel para os próximos anos. Essa é uma tarefa difícil em qualquer lugar do mundo, já que existem variáveis que não se tem nenhum controle. No atual momento político-econômico do Brasil a projeção de consumo de diesel para 2016 já é muito difícil, e exponencialmente mais complicada para os próximos quatro anos. Por essa razão fizemos uma projeção pessimista, uma otimista e uma intermediária. Assim é possível ter uma ideia de demanda mínima e máxima para os próximos anos.

Em 2015 a demanda de biodiesel foi de cerca de 4 bilhões de litros, quando calculados com base no consumo de diesel. Este ano o setor deve consumir menos diesel que no ano passado em razão da continuidade da crise que abate o país desde 2015. Como o crescimento do mercado de diesel é ligado ao desempenho do PIB, a expectativa é que 2016 tenha um consumo de diesel menor que o ano passado. 

Para os próximos anos qualquer coisa pode acontecer. A crise do país pode se aprofundar com a permanência de Dilma no cargo, ou com um eventual governo de Temer e a chegada de novas fases da operação Lava-Jato, ou vários outros cenários que analistas políticos têm feitos à exaustão nas últimas semanas. No extremo oposto o país pode entrar em um ciclo de recuperação forte a partir do ano que vêm com a retomada de investimentos no país que estão represadas pelas incertezas políticas.

Com tantas variáveis, foi traçado alguns cenários para a demanda de biodiesel nos próximos anos. No primeiro...


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR