PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

Importação de diesel pelo Brasil cai 33%, enquanto demanda cresce


Reuters - 02 mar 2021 - 10:08

As importações de óleo diesel pelo Brasil caíram 33,4% em janeiro, ante o mesmo mês do ano passado, para 790 milhões de litros, apesar de um aumento da demanda pelo combustível mais consumido do país, apontaram dados da reguladora ANP na sexta-feira (26).

As importações de gasolina, por sua vez, caíram 55,8% em janeiro, para 262,2 milhões de litros.

O recuo ocorreu com importadoras independentes acusando a Petrobras - responsável por quase 100% da capacidade de refino do país - de praticar preços abaixo da paridade de importação, impedindo que outras empresas consigam obter produto no exterior e vendê-los por preços competitivos no país.

O recuo nas importações foi registrado apesar de uma alta nas vendas do óleo diesel às distribuidoras de 0,9% no primeiro mês do ano ante o mesmo período do ano passado, para 4,5 bilhões de litros, segundo a ANP.

No caso da gasolina, as vendas às distribuidoras em janeiro ficaram quase estáveis, com alta de 0,2%, na mesma comparação, para 3,2 bilhões de litros.

Na semana passada, o diretor executivo de Comercialização e Logística, André Chiarini, afirmou que as vendas de diesel e gasolina da Petrobras haviam superado níveis pré-pandemia em janeiro.

Preço

A Petrobras anunciou que irá elevar os preços da gasolina e do diesel em cerca de 5% a partir desta terça-feira, com ambos os combustíveis renovando os maiores níveis em mais de um ano nas refinarias da estatal.

O novo reajuste da Petrobras segue-se a um aumento de 15% no diesel e de 10% da gasolina anunciado em 18 de fevereiro, que gerou críticas do presidente Jair Bolsonaro e acabou levando à indicação pelo governo de um novo CEO para a Petrobras logo no dia seguinte.

As importações de todos os combustíveis em janeiro cresceram 4,6%, para 3 bilhões de litros, em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a ANP. Já as vendas caíram 2,1% na mesma comparação, para 11,1 bilhões de litros.