PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

ANP corrige entregas de biodiesel para distribuidores de 2022


BiodieselBR.com - 17 fev 2023 - 17:35

E, no fim das contas, a diferença entre o volume de biodiesel que foi entregue pelas usinas no ano passado e o que foi recebido pelos distribuidores não foi tão grande assim. Dados divulgados pela ANP mostravam uma inconsistência de 430 mil m³. Agora, a diferença se estreitou para menos de 55 mil m³.

A inconsistência nos números reportados pelos dois lados do balcão havia sido informada por BiodieselBR.com em reportagem publicada no último dia 08 de fevereiro

Nesse segunda-feira (13), contudo, a ANP reviu os números. De acordo com uma nota divulgada pela agência regulatória, a atualização foi necessária porque “uma operação de entrada de produto não estava sendo contabilizada nos relatórios anteriores, o que gerou diferença entre os dados declarados pelos produtores de biodiesel e os distribuidores de combustíveis”.

Alterações

As novas planilhas modificaram os números das usinas em seis meses acrescentando cerca de 36,1 mil m³ de biodiesel aos 6,11 milhões de m³ que haviam sido reportados inicialmente.

Mas as maiores correções foram mesmo nos dados dos distribuidores. Foram feitas mudanças nos números de todos os meses aumentado a quantidade de biodiesel que foi recebida pelos distribuidores em 411,2 mil m³.

Correção feita, o volume de biodiesel recebido pelas distribuidoras chega a 6,09 milhões de m³ e não mais os 5,68 milhões de m³ de antes.

Isso coloca reduz diferença entre os valores declarados pelas usinas e pelos distribuidores cai de 7% para um pouco menos de 1% – em linha com os desencontros de anos anteriores.

Sem resposta

Por ocasião da apuração da reportagem, BiodieselBR.com chegou a entrar em contato com a assessoria de imprensa da ANP questionando quais seriam as possíveis explicações para essa diferença nos números declarados por usinas e distribuidores.

A reportagem não chegou a obter retorno para os seus questionamentos e nem um aviso de que os valores haviam sido revistos.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com