PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Insumo

Petrobras assina acordo para instalação de fábrica de e-metanol em Pernambuco


BiodieselBR.com - 28 nov 2024 - 09:07

A Petrobras e a European Energy – empresa dinamarquesa de energia renovável – fecharam um acordo visando a instalação de uma unidade de produção de e-metanol em Pernambuco. O documento foi assinado nessa quarta-feira (27).

Fabricado tipicamente a partir do gás natural ou do carvão, o metanol é tem grande número de aplicações que incluem de seu uso direto como combustível, na indústria química e na produção do biodiesel – é o segundo insumo mais importante para as usinas. O e-metanol é um substituto renovável para a substância sendo sintetizado a partir da reação entre hidrogênio, gás carbônico e eletricidade de fontes limpas.

A European Energy vem tentando há algum tempo viabilizar a primeira fábrica de porte comercial de e-metanol no Brasil e já contam com uma área de 10 hectares cedida pelo governo pernambucano no Complexo Industrial de Suape.

Segundo a empresa europeia, o projeto demandaria investimentos de R$ 2 bilhões e teria capacidade para fabricar até 32 mil toneladas por ano. A empresa já teria acordos preliminares com clientes de grande porte como a Maersk

Desde que a Copenor encerrou a produção de metanol em seu complexo industrial em Camaçari (BA), o Brasil precisa importar todo o metanol que consome.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o volume importado no ano passado foi de 1,58 milhão de toneladas com movimentação um pouco inferior a US$ 545 milhões.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com