PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Insumo

[Editorial] Methanex: o caminho da segurança


BiodieselBR.com - 24 nov 2020 - 13:23

Desde seu início no Canadá, há mais de 35 anos, a Methanex tem sustentado e confirmado seu compromisso com a iniciativa Responsible Care®. Ela é a base de tudo o que fazemos e um elemento-chave de nossa cultura que pode ser visto em todos os escritórios de negócios e sites de produção que temos distribuídos por cinco continentes. Nossas 11 unidades de produção têm uma capacidade de produção anual de mais de 9 milhões de toneladas.

Esta iniciativa global é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e adotada pela indústria química mundial. Ela visa garantir a ética e os princípios da sustentabilidade e inclui diversos aspectos como: segurança da comunidade, saúde e segurança de nossos colaboradores, proteção ambiental, responsabilidade social e gestão de produtos.

Em relação à Gestão Segura de Produto (ou Product Stewardship, em inglês), é um conceito que trabalhamos especialmente na América Latina há mais de uma década e de forma especial com nossos parceiros da indústria de biodiesel no Brasil. Este conceito está incorporado em todas as unidades de negócios da Methanex que cobrem o ciclo de vida do nosso produto, desde os diferentes sites de produção, até os vários meios de transporte que utilizamos para chegar aos terminais ou instalações dos nossos clientes.

Para o ACC (American Chemistry Council), a Gestão Segura de Produto é a responsabilidade compartilhada de compreender, gerenciar e comunicar os impactos na saúde humana e no meio ambiente ao longo do ciclo de vida dos produtos químicos. Este ciclo de vida envolve o desenvolvimento, produção, uso, distribuição e gerenciamento de produtos em fim de vida.

Como a Methanex na América Latina, temos várias práticas que visam esse objetivo, entre as quais podemos contar:

  • Guia de informações técnicas e manuseio seguro, FISPQ, Manual de manuseio seguro do Methanol Institute, vídeos de segurança, desenvolvidos e disponíveis para todas as partes interessadas por meio do site da Methanex - [www.methanex.com/about-methanol/safe-handling-methanol].
  • Avaliações das áreas de gestão de produtos dos clientes, pesquisando oportunidades de melhoria e acompanhadas de recomendações e as melhores práticas dos diversos setores em que estamos presentes.
  • Abordagem baseada no risco para a seleção de prestadores de serviços logísticos, incluindo a implementação do programa de avaliação de fornecedores e planos de ação de melhoria estabelecidos junto com a conclusão das ações.
  • Acrescentamos uma Cláusula de Responsible Care® em todos os nossos contratos com clientes e fornecedores de serviços logísticos.
  • Venda apenas a clientes com os quais seja estabelecida uma relação de longo prazo, cujo negócio conhecemos e cujos produtos finais entendemos.
  • Funcionários treinados para compreender os perigos do produto, conhecer os procedimentos de manuseio adequados, envolver clientes e fornecedores na gestão de incidentes, estabelecer diretrizes para provedores de serviços e responder aos problemas ou preocupações relacionados ao produto dos clientes, são parte do conhecimento compartilhado.

Todos os pontos anteriores são componentes de um trabalho constante que desenvolvemos para a difusão da importância do conceito de Gestão Segura de Produto ao nível da indústria química com a qual interagimos, as vezes como clientes e outras como fornecedores, porém sempre com a responsabilidade e consciência de que não trabalhamos sozinhos e que devemos cuidar de tudo que nos rodeia.

O caminho da segurança é longo e está em constante evolução, para trilha-lo é necessário ter bons parceiros que nos acompanhem neste longo caminho que irá ajudar na sustentabilidade do negócio a longo prazo para todas as partes.

Carlos Ulloa - Responsible Care Supervisor  da Methanex
Esse editorial e seus conteúdos é de responsabilidade da Methanex