PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Última edição impressa da Revista BiodieselBR: agradecimento e celebração


BiodieselBR.com - 21 set 2015 - 09:30 - Última atualização em: 25 set 2015 - 11:33
O texto abaixo foi publicado no editorial da última edição da revista BiodieselBR. A publicação não será mais impressa e o foco do nosso trabalho agora será direcionado a este site e ao BiodieselData.

Sem perceber, nos tornamos algo que não havíamos imaginado. Ao começar, em 2003, um simples site de notícias sobre um combustível que nem existia, nossos planos não incluíam centralizar as discussões sobre o futuro do mercado de biodiesel no Brasil. O site surgiu de forma despretensiosa, antes mesmo de descobrirmos que um programa nacional de biodiesel estava em gestação. O programa, porém, acabaria determinando nosso futuro.

Os profissionais que participaram ativamente dos primeiros anos do PNPB se lembrarão que era muito fácil sentir-se parte importante do que estava acontecendo. Com a BiodieselBR não foi diferente. De forma natural e gradativa passamos a constatar a importância do que estávamos realizando, e isto imprimiu em nós um senso de responsabilidade que moldou não apenas esta revista, mas a forma como olharíamos o setor.

Uma organização independente, que pudesse apresentar os conflitos do setor por cima das preferências individuais, não era para nós uma escolha, mas uma obrigação.

Em 2006 aconteceu a profissionalização do site, quando começamos com as assinaturas do conteúdo online, insistente ideia do Univaldo Vedana. O êxito do modelo de negócio proporcionou um alicerce inesperado de segurança que, no futuro, nos permitiria a independência: uma fonte financeira descentralizada, as centenas de leitores assinantes.

Passamos a compor com cuidado as frases que seriam publicadas em cada texto, atentos à repercussão que elas alcançariam. Esta não foi uma decisão consciente, mas uma ação espontânea. Para nós não existia outra alternativa, precisávamos acompanhar atentamente tudo o que acontecia no setor. Nossa influência foi uma consequência inesperada.

E esse desenvolvimento foi reforçado, ao longo destes anos, ao encontrarmos alguns profissionais da iniciativa privada e do governo que também estavam preocupados em identificar e resolver os problemas desde um ponto de vista mais amplo. Estas pessoas nos ensinaram, indiretamente, a permanecer alertas às influências políticas e aos interesses estritamente econômicos, fendas por onde o bom senso normalmente tende a escapar.

O sucesso da revista não seria completo sem os colunistas que passaram por aqui. Eles conseguiram elevar o nível técnico das discussões e dar outra dimensão a algumas delas. Fundamental também foram as participações dos empresários e profissionais entrevistados pela revista, que dedicaram seu tempo para expressar suas opiniões e fazer as discussões avançarem. Esta gratificante história não seria possível sem a equipe da BiodieselBR, que conseguiu organizar tudo de forma coerente e capaz de causar o impacto necessário para gerar as mudanças: editores, jornalistas, designers e revisores. O editor desta edição final e jornalista de longa data de BiodieselBR, Fábio Rodrigues, é um exemplo dessas qualidades.

Por tudo isso, a decisão de encerrar a revista foi difícil, e já fazia mais de um ano que estávamos adiando este momento. As palavras dos convidados que assinam as colunas desta última edição, especialmente marcantes, deixaram a decisão mais difícil, mas por outro lado trouxeram alento e uma nostalgia agradável.

Esta revista representou a dedicação e esmero do que tem sido o trabalho do Grupo BiodieselBR. Ela chega ao fim, mas esse espírito continua. Nossa atuação agora será direcionada para onde podemos contribuir mais, e esperamos ter o sucesso que esta revista teve. A todos os leitores, obrigado!

Julio Cesar Simczak Vedana
Diretor de Redação