PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

UFLA desenvolve equipamentos e processos para produção de biodiesel


Assessoria UFLA - 22 dez 2011 - 06:47 - Última atualização em: 28 fev 2012 - 17:44

Dando continuidade aos estudos de aperfeiçoamento e inovação tecnológica para a produção de biodiesel, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) apresentou duas novidades. A primeira delas trata-se do desenvolvimento de dois equipamentos inovadores que atuam no processamento do coco macaúba. A outra novidade foi a apresentação do resultado dos processos e equipamentos desenvolvidos pela universidade para a produção contínua do combustível renovável.

Os equipamentos que agora são utilizados no processamento do coco macaúba permitem descascar e retirar a polpa do fruto com agilidade e sem haver nenhum tipo de desperdício. Estes aparelhos podem trabalhar de forma isolada ou integrada, alcançando um alto índice de eficiência na extração de óleo.
 
Além dessa novidade, os engenheiros da UFLA apresentaram também os resultados das pesquisas que visam a produção contínua do biodiesel. O estudo apontou uma elevada conversão química em tempo bastante reduzido para a transesterificação metílica, em função da arquitetura dos equipamentos e do processo implantado para produção de biodiesel. Os dois estudos apresentados pela UFLA encontram-se em processo de registro de patente.

Eliana Sonja Rotundaro