BiodieselBR
Publicidade

RJ poderá ganhar uma nova usina de biodiesel

usina rio_210213Segundo informações veiculadas pela imprensa, o Rio de Janeiro pode estar a caminho de ganhar sua segunda usina de biodiesel.
BiodieselBR.com 3 min de leitura
usina rio_210213
Segundo informações veiculadas pela imprensa, o Rio de Janeiro pode estar a caminho de ganhar sua segunda usina de biodiesel.

usina rio_210213
Depois de período de dormência bastante prolongado, um antigo projeto do Rio de Janeiro parece estar novamente ativo. Segundo reportagem da coluna Rio de Negócios – publicada nos jornais O Dia e Brasil Econômico –, as instalações da usina de biodiesel da Grand Valle Bioenergia estão prontas desde o final de 2012 e só faltam as autorizações da ANP e da Receita para que ela possa entrar de vez no mercado.

A construção da usina da Grand Valle em Porto Real (RJ) já vem se arrastando há vários anos. A autorização de construção da usina foi expedida pela ANP em abril de 2010 e a perspectiva original da direção da companhia era que a ela estivesse pronta para entrar em operação em meados daquele mesmo ano. Quase três anos mais tarde isso ainda não aconteceu.

Para construir o complexo, os investidores teriam colocado R$ 32 milhões no negócio.

As informações que foram trazidas pela imprensa contém uma boa quantidade de esquisitices. A começar pela informação de que esta seria a primeira usina no estado do Rio de Janeiro. Isso simplesmente não é verdade. A Cesbra já opera em território fluminense, pelo menos, desde maio de 2009.

Além disso, segundo a documentação original da ANP, a usina teria capacidade para fabricar 88,9 milhões de litros de biodiesel por ano. No entanto, agora a imprensa está falando em 100 milhões de litros citando informações apuradas junto ao coordenador do Programa de Biodiesel da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Nelson Furtado. Se comprovado esse aumento de capacidade, a empresa precisaria regularizar sua autorização de construção junto à ANP. 

No entanto, a Grand Valle seria a maior usina do estado independente de qual das duas informações se mostrar válida no final. 

Microalgas?
As novas informações sobre o projeto também falam que ele vai usar microalgas como fonte de óleo para a produção de biodiesel citando inovações no processo de cultivo desenvolvidas nos laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O processo ainda geraria rações para a indústria de aquacultura como coproduto e teria balanço de carbono negativo.

Se confirmada for mesmo confirmada, essa seria um salto tecnológico dos mais importantes na história do segmento. Embora considerada promissora, essa tecnologia de microalgas ainda não atingiu escala comercial em lugar nenhum do mundo. Um relatório preparado em outubro por uma equipe multidisciplinar do Conselho de Pesquisas dos Estados Unidos concluiu que o cultivo sustentável de algas para finalidades energéticas ainda não é viável.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Compartilhar: