PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

PIB da cadeia do biodiesel avança 21% em 2023, renda fica menor


BiodieselBR.com - 04 abr 2024 - 18:47 - Última atualização em: 04 abr 2024 - 21:41

Tudo somado, a cadeia produtiva que orbita em torno da sojicultura e da produção de biodiesel movimentou a impressionante cifra de R$ 635,9 bilhões no ano passado. O cálculo consta da mais recente edição do relatório “Cadeia da Soja e do Biodiesel – PIB, empregos e comércio exterior”. Fruto de uma parceria entre o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a iniciativa acompanha, de forma continuada, o desempenho econômico da cadeia como um todo.

Pelas contas do Cepea, esse mercado cresceu 21% – um pouco acima da projeção que havia sido divulgada pelos pesquisadores em outubro passado. O cálculo leva em consideração as vendas de insumos, a produção de soja, as atividades das indústrias que usam o grão e seus derivados como matéria-prima – esmagamento, rações e biodiesel – e os serviços que atendem estes setores. Todos os elos tiveram crescimento em 2023.

A maior contribuição para esse aumento veio da supersafra de soja que foi colhia no último ciclo – 154,6 milhões de toneladas pelas contas da Conab – o que levou a um salto de 39,2% no PIB deste elo da cadeia. Apesar dessa concentração, todos os elos tiveram aumentos robustos: 6,2% para insumos, 6,8% para agroindústria e 16,6% para serviços. No caso do biodiesel – que está agregado na agroindústria – teve o segundo maior crescimento com 20,3%.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR


Tags: Abiove Cepea PIB