PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Petrobras Biocombustível prepara projeto de coleta de óleo em Uberaba


JM Online - 01 dez 2023 - 09:55

O assessor da presidência da Petrobras Biocombustível (PBio), Beto Cury, esteve em Uberaba, onde visitou duas escolas, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para implantar a coleta de óleos e gorduras residuais (OGRs).

De acordo com Cury, o objetivo da visita é definir um projeto-piloto, a partir de Uberaba, conforme recomendado pelo presidente da PBio, o uberabense Danilo Siqueira Campos, com a participação da Cooperu, que deverá realizar a coleta deste óleo descartado.

A Petrobras vem aumentando o número de litros de óleo de cozinha, utilizado como matéria-prima para o biodiesel. Somente duas usinas de biocombustível da Petrobras, em Candeias (BA) e Montes Claros (MG), processaram no último ano 232 mil litros OGRs.

A PBio fechou, recentemente, parceria com 28 cooperativas e associações de catadores no Ceará e na Bahia. São quase 600 catadores envolvidos diretamente na coleta do óleo de cozinha para reaproveitamento.

A maior parte do óleo coletado vem de hospitais, condomínios, hotéis ou escolas parceiras do projeto e fazem o tratamento primário do OGR, que retira os resíduos deixados pela fritura e pela remoção da água misturada ao produto. Em seis anos, mais de 800 mil litros de OGR foram comprados desses parceiros e processados nas usinas da companhia.

Para o presidente da PBio, Danilo Siqueira Campos, o feedback foi extremamente positivo. “Beto me posicionou a respeito das visitas, e ficamos muito animados, já que todos se comprometeram a participar de maneira efetiva do projeto. A começar, é claro, pela conscientização da sociedade em relação à importância desta reciclagem para o meio ambiente”, pontuou.

Tito Teixeira – JM Online