BiodieselBR.com 10 set 2020 - 16:01

Tudo relacionado ao Leilão 75 foi bem estranho – e o certame ainda não acabou. No final desta semana, será aberta uma rodada complementar com o objetivo de reforçar a oferta de biodiesel entre 21 de setembro e o final do bimestre. Ou seja, um processo que, até agora, já fechou a compra de 1,19 bilhão de litros de biocombustível por inéditos R$ 6 bilhões terá mais uma chance para movimentar ainda mais produto. E dinheiro! Mas, entre todas as dúvidas que o L75 suscita, uma em particular se impõe: por que, afinal de contas, as distribuidoras compraram tanto biodiesel?

O L75 não foi o leilão que mais comprou biodiesel. Pelo menos, não até agora. Esta distinção ainda cabe ao L73, que – entre pregão regular e complementar – negociou um pouco mais que 1,26 bilhão de litros. Qualquer mudança no ranking vai depender do que acontecer L75C.

A grande diferença é a quantidade de óleo diesel que o certame mais recente permite colocar no mercado. Em função da redução da mistura de B12 para B10, anunciada pelo ministro Bento Albuquerque no dia último dia 13, as distribuidoras têm biodiesel suficiente para vender até 11,9 bilhões de litros de óleo diesel. Este seria – de longe – o maior volume comercializado no país num único bimestre; superando, por uma margem de robustos 7,2%, os 11 bilhões de litros que foram consumidos no quinto bimestre de 2014.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR