PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Grupo Potencial começa a usar biodiesel em sua frota de caminhões


BiodieselBR.com - 08 jan 2024 - 16:00 - Última atualização em: 17 jan 2024 - 09:13

As empresas produtoras de biodiesel estão começando a dar o exemplo. No fim do ano a JBS anunciou testes de uso de B100 em sua frota própria, agora chegou a vez do grupo Potencial. Em uma parceria com concessionária oficial da Scania, a empresa começou a circular com o seu primeiro caminhão usando biodiesel puro como combustível.

O trajeto inaugural aconteceu dia 28 de dezembro entre o porto de Paranaguá e a usina de biodiesel da Potencial, localizada na Lapa (PR). Para ficar pronto para circular com biodiesel o caminhão passou por uma adaptação, ao custo de R$ 20.000,00, realizada pela própria Scania.

O projeto está apenas no começo. Nessa primeira fase a empresa pretende gastar R$ 26,4 milhões com a aquisição e adaptação de 24 caminhões para que eles possam funcionar tanto com biodiesel puro como com diesel B. A segunda parte do projeto prevê visa fazer parceiras com outras montadoras para a conversão do restante da frota da empresa. O primeiro caminhão convertido é um modelo de 2019.

Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial, ressalta que o uso de biodiesel no lugar do diesel comum busca incentivar a sustentabilidade no segmento. “Nosso principal objetivo é reduzir nossa emissão de gases de efeito estufa e trazer a transição energética para o setor de combustíveis. Iniciamos com uma unidade piloto e, no segundo trimestre de 2024, já devemos ter mais 24 unidades movidas a biodiesel”, afirma. Ainda, de acordo com ele, durante o ano serão realizados diversos estudos de performance do produto na frota.

BiodieselBR.com com informações da assessoria de imprensa