PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Efeito da cadeia da soja e do biodiesel sobre PIB passa a ter acompanhamento permanente


BiodieselBR.com - 21 mar 2022 - 16:41

O complexo soja se tornou um dos pilares da economia brasileira. A estimativa é que, só no ano passado, todas as cadeias produtivas ligadas ao grão tenham movimentado ao menos R$ 580 bilhões – cerca de 6,7% do PIB nacional no período. As partir de agora esse impacto vai passar a ser medido de forma continuada.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. A ideia é passar a publicar dados trimestrais sobre a geração de riqueza, empregos – diretos e indiretos – gerados e comércio exterior.

Serão acompanhados a produção de soja, o processamento do grão para a produção de farelo e óleo vegetal e a fabricação de rações e biodiesel e a partir destes últimos. O objetivo é apresentar estatísticas sempre atualizadas sobre o potencial de agregação de valor e geração de empregos e renda a partir da soja e seus derivados considerando também efeitos multiplicadores criados pelas relações intersetoriais das atividades.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria de imprensa da Abiove