PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Biodiesel Week: Novo sistema de comercialização é desfavorável usinas


BiodieselBR.com - 11 ago 2022 - 17:46

O novo mercado de biodiesel ‘desfavorece enormemente’ as usinas. Este foi um dos alertas feitos pela economista e secretaria estadual de Economia de Goiás, Cristiane Alkmin, em sua participação nas discussões da Biodiesel Week. Organizado pela Ubrabio, a 3ª edição do evento foi aberto ontem (10) em Brasília e acontece até essa sexta-feira (12).

Na virada do ano passado para este, o setor de biodiesel passou por uma das mais radicais – e controversas –- mudanças de toda sua história quando o governo seguiu com o plano de descontinuar o sistema de leilões públicos por meio dos quais todo o biodiesel consumido no mercado nacional vinha sendo comercializado desde os primeiros dias do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Ele foi substituído por um sistema de livre contratação desenhado pela ANP

Desnecessário

Embora Cristiane concorde que os leilões já não faziam mais tanto sentido quando no começo do programa para estimular a competição entre os fabricantes uma vez que o setor havia se tornado bastante desconcentrado – das 57 usinas autorizadas apenas duas têm market share superior a 6% e nenhum dos grupos empresariais atuantes no setor tem mais de 14% do mercado. A economista avalia que ele protegia as usinas de uma outra falha de mercado vinda da concentração no mercado de distribuição.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR