Be8 vai passar a fornecer BeVant para o Aeroporto de Porto Alegre
Outro aeroporto brasileiro – o Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre (RS) – vai trocar o óleo diesel por biocombustível para descarbonizar suas operações terrestres. O acordo que vai viabilizar o começo do projeto foi firmado nesta terça-feira (15) por representantes da fabricante de biodiesel Be8 e da Fraport Brasil – empresa de origem alemã que, desde 2017, administra o aeroporto da capital gaúcha.
Em janeiro, o Aeroporto de Congonhas já havia assinado um acordo semelhante com a Be8.
Nos dois casos, o diesel será substituído pelo BeVant – tipo de biodiesel destilado desenvolvido pela fabricante que pode ser usado puro em motores não modificados. O produto será usado para abastecer os veículos pesados como ônibus, caminhões e geradores. Segundo o presidente da Be8, Erasmo Battistella, foi exatamente para esse tipo de situação que o produto foi criado. “O BeVant foi desenvolvido para atender justamente as empresas que consomem grandes volumes de combustíveis fósseis e que desejam uma solução que pode ser global e imediata para reduzir as emissões no curto prazo”, explica.
"Temos metas corporativas muito claras de descarbonização, e essa assinatura é um passo importante para atingirmos esses objetivos o quanto antes”, disse Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.
Atingido pelas cheias históricas que atingiram o Rio Grande do Sul no ano passado, o aeroporto ficou fechando durante cinco meses. Em outubro passado, as operações foram retomadas. Atualmente, o aeroporto opera sem restrições. Este mês a projeção é atender quase 570 mil passageiros em mais 4.540 voos.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com