PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Glicerina

Universidade organiza curso sobre aproveitamento de glicerina


BiodieselBR.com - 02 out 2012 - 16:15 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
curso glicerina_promobio_021012
No final de outubro será realizado no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), na capital gaúcha de Porto Alegre, o curso “Biodiesel: produção e reaproveitamento de glicerina”. A iniciativa é voltada a professores do ensino fundamental e médio e faz parte do projeto Promobio – uma iniciativa que tenta despertar vocações em jovens estudantes atraindo-os para carreiras tecnológicas nas áreas de biocombustíveis e energias fósseis.

O curso é somente uma das iniciativas do Promobio, um projeto coordenado por Marcus Seferin, professor do curso de Química da PUC-RS há 15 anos. Segundo ele, o Promobio foi elaborado por um grupo multidisciplinar de professores da universidade gaúcha com base numa chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). “Trata-se de um projeto que procura aproximar escolas de áreas carentes com o ambiente universitário. A ideia é atrair esses jovens para carreiras técnicas em áreas nas quais o país enfrente falta de mão de obra”, explica o acadêmico.

Para atingir seus objetivos, a Promobio mantém parcerias com 16 escolas junto às quais vem realizando uma série de ações. O carro-chefe são cursos e ações de capacitação continuada para os docentes que, então, poderão levar os temas aos seus alunos com maior profundidade. Esses cursos, muitas vezes, incluem atividades laboratoriais de forma que os alunos possam vivenciar os conteúdos sobre os quais estão aprendendo na prática. “Como temos vários departamentos da PUC envolvidos, o pessoal pode, por exemplo, ir até a Faculdade de Engenharia para ver o desempenho de motores abastecidos com biodiesel. Queremos instrumentar eles a trabalharem esses temas em sala de aula”, diz o professor Seferin.

No caso do curso sobre glicerina, serão abertas 20 vagas. Um grupo de cinco professores apresentarão os aspectos da produção de biodiesel e seu principal coproduto e trabalhar conceitos de aproveitamento do material através de processos químicos e biotecnológicos. “Estamos desenvolvendo pesquisas desenvolvendo aqui mesmo na universidade sobre o aproveitamento da glicerina e vamos mostrar isso para eles”, anima-se.

Mais que cursos
Além desses cursos, os participantes também ganham a chance de participarem de grupos de pesquisa da universidade. Uma exposição especial sobre energia também está sendo elaborada para o Museu de Ciências e Tecnologia mantido pela universidade.

Não é tudo, há pouco tempo também houve a seleção de três projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos de escolas técnicas da região que serão financiados com verbas que a Finep repassou ao projeto gaúcho. Outras três iniciativas serão selecionadas oportunamente.

A coordenação da iniciativa também já tem uma série de outras ações desenhadas que deverão acontecer com mais força a partir de novembro, quando está programado um corpo a corpo mais direto com os próprios estudantes – que são, afinal, o público-alvo. “Tem todo um lado de mobilização dessa garotada. Queremos estimulá-los a montarem blogs e fazerem vídeos sobre o assunto, também estamos organizando uma estrutura de coleta de óleo de fritura usado nas escolas. Temos uma miniusina de biodiesel montada numa das escolas parceiras e vamos usar esse material. Queremos que eles produzam algo porque o objetivo é fidelizar esses meninos para esses temas”, alegra-se o coordenador.

O Promobio deverá prosseguir até abril de 2014.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com