PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Acidentes

Sindibio-MT mobiliza usinas em prol da segurança


Unecom - Sistema Fiemt - 12 jul 2012 - 17:10 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
acidente-usina-120712
Com propósito de capacitar os colaboradores das usinas de biodiesel em Mato Grosso, o Sindicato das Indústrias de Biosiesel de Mato Grosso (Sindibio-MT) promove, em parceira com a empresa Evonik, uma palestra e uma simulação de emergência nesta sexta-feira (13). O evento tem como foco evitar acidentes com um dos insumos utilizados na fabricação do combustível, o metilato de sódio, produto inflamável, corrosivo e tóxico, porém indispensável no processo industrial. As ações vão ocorrer no Distrito Industrial de Cuiabá, a partir das 9h, e irá mobilizar cerca de dez usinas de biodiesel do Estado, empresas de transportes e órgãos públicos.

Durante o período matutino, técnicos da empresa responsável pelo atendimento em casos de emergência, a Suatrans Cotec, irão ministrar uma palestra para os colaboradores inscritos. Neste processo será apontada metodologia de transporte e de manipulação do produto e como agir para minimizar os impactos em caso de acidentes. À tarde, uma simulação de acidente no transporte do metilato de sódio irá demonstrar como agir nestes casos e como deverá ser atendimento às pessoas envolvidas e no ambiente.

A iniciativa do programa de segurança do trabalho e no transporte do metilato é da empresa alemã Evonik, líder global na produção e comercialização do produto. O representante técnico e comercial da fabricante, Fabio Tufano, explica que essa ação foi idealizada para evitar que o produto cause problemas devido ao uso incorreto ou reduzir seus impactos em casos de acidentes.

"Temos o comprometimento em capacitar os colaboradores de nossos parceiros para aumentar a performance do produto e reduzir as possíveis eventualidades. Mas essa iniciativa só foi possível devido ao interesse e parceria com o Sindibio, que está ajudando na mobilização das indústrias".

Para o presidente do Sindibio-MT, Sílvio Rangel, está entre as prerrogativas do sindicato auxiliar as empresas do segmento no que diz respeito à segurança de seus colaboradores e do meio ambiente. "Um sindicato que possui representatividade tem que ter o comprometimento com a segurança de suas indústrias associadas".

Entre os participantes confirmados está a Fiagril, uma das fabricantes de biodiesel em Mato Grosso, com sede de Lucas do Rio Verde. O gerente da fábrica, Alexandre Campos de Moraes revela que a empresa prima pela segurança da unidade e, principalmente, de seus funcionários. "Existe um trabalho constante de prevenção de acidentes, sendo que todas as quintas-feiras reunimos nossos colaboradores para falar sobre segurança. Não poderíamos ficar de fora desta ação". Como resultado do investimento, Moraes cita que nunca houve registro de acidente de maior proporção na fábrica.

SERVIÇO
O que: Palestra sobre Segurança na manipulação e transporte do metilato de sódio e simulação de emergência em caso de acidente
Quando: 13 de julho de 2012 das 9h às 16h
Onde: Atrás da Escola Senai da Construção, no Distrito Industrial de Cuiabá
Tags: Acidente