PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Releilões de biodiesel

Resultados do releilão ainda não foram divulgados


BiodieselBR.com - 05 abr 2012 - 14:30 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
f-releilao
O releilão acabou há duas semanas, as entregas do biodiesel já começaram e a ANP ainda não sabe o resultado da disputa


Realizado pela Petrobras entre os dias 14 a 21 de março a disputa transferiu às distribuidoras o biodiesel para o segundo trimestre de 2012. As entregas começaram no início desta semana.

O releilão foi realizado normalmente, apesar dos percalços ocorridos durante o processo de homologação do 25º Leilão de Biodiesel que acabou por excluir os 8 itens arrematados pela Bionasa. Com isso, 20,6 milhões dos 700 milhões de litros de biodiesel que deveriam ser repassados para as distribuidoras precisarão ficar de fora.

Como a ANP decidiu a situação da Bionasa após o leilão e o releilão, o que acontece com a distribuidora que, por ventura, tenha comprado o biodiesel arrematado pela empresa? Como os dados da Petronect – plataforma virtual por onde o releilão acontece – são fechados, não é possível saber sequer se o biodiesel foi efetivamente revendido, seja da Bionasa ou de qualquer outra usina.

Por email, a assessoria de imprensa da ANP respondeu ao questionamento enviado por BiodieselBR garantindo que a “Petrobras fará a renegociação de entrega destes volumes para as distribuidoras por meio de seus terminais próprios”. Ou seja, apesar do inconveniente gerado pela alteração ninguém vai ficar sem o produto.

Já sobre a demora na divulgação dos resultados do último releilão, a ANP explica que os a Petrobras é a responsável pela condução desse certame e, portanto, é ela quem faz a divulgação dos dados do releilão. Isso permite concluir que a petroleira ainda não repassou os resultados à equipe da ANP e apesar das entregas já terem começado no início desta semana, a agência desconhece o resultado do releilão.

De acordo com a Portaria 274 publicada pelo Ministério de Minas e Energia em abril de 2011, a agência tem a obrigação de divulgar os resultados em seu website.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com