PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

Leilão é homologado e Bionasa fica de fora


BiodieselBR.com - 27 mar 2012 - 09:54 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
anp-imagem270312
Foi publicada hoje a homologação do 25º leilão de biodiesel da ANP. Dos 299 itens comercializados apenas 291 receberam a confirmação oficial. Os oito itens que não foram homologados foram arrematados pela Bionasa durante a disputa.

A participação da empresa no leilão vem sendo questionada desde o início do ano. Na primeira quinzena de janeiro BiodieselBR já havia publicado uma notícia informando que a empresa poderia não participar do leilão em razão da pouca entrega no último trimestre de 2012.

No início da fase de lances, BiodieselBR descobriu, com exclusividade, que havia um processo da Bionasa contra a ANP com o objetivo de garantir através de liminar a sua participação no leilão. A empresa teve a liminar negada em primeira e segunda instância, mas mesmo assim participou do leilão. O fato gerou desconfiança.

Procurada a ANP não se manifestou sobre as suspeitas levantadas. Informou apenas que se pronunciará após a homologação do leilão e a reunião da diretoria que julgará a participação da Bionasa.

A ANP ainda não confirmou se os itens da Bionasa serão homologados nos próximos dias ou se a empresa ficará de fora, nem se os itens que ela havia arrematado serão transferidos para outras usinas. A empresa arrematou oito itens da região Sudeste e Nordeste que totalizaram 20,6 milhões de litros de biodiesel.

Com a homologação as usinas tem um prazo de 10 dias para assinar o contrato com a Petrobras. O releilão desse biodiesel já aconteceu e a Bionasa estava entre as empresas que teriam seu produto comprado pelas distribuidoras.

O arquivo publicado no Diário Oficial da União com os itens homologados pode ser acessado abaixo:
PDF: Itens homologados

BiodieselBR.com
Tags: L25