BiodieselBR
Publicidade

BX autorizativo será decidido em reunião do CNPE de hoje

MME predioO CNPE está reunido agora e na pauta está o aumento opcional no uso de biodiesel.
BiodieselBR.com 2 min de leitura
Está acontecendo hoje (23) uma das duas reuniões ordinárias anuais do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A pauta contém um item que deve agradar o setor de biodiesel: a proposta do BX Autorizativo.

Está acontecendo hoje (23) uma das duas reuniões ordinárias anuais do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A pauta contém um item que deve agradar o setor de biodiesel: a proposta do BX Autorizativo.

A proposta que está sendo avaliada pelo CNPE é diferente do B+ ou do BX Opcional proposto pelas associações do setor. Em linhas gerais, o BX Autorizativo permite e facilita o uso de misturas maiores por empresas que tenham grandes frotas. Assim, onde o biodiesel estiver mais barato que o diesel, empresas podem optar por misturas maiores de biodiesel.

A informação que circula em Brasília é que o uso autorizativo de biodiesel será de no máximo 20%.

Por ser opcional, as empresas que quiserem usar uma mistura maior que 7%, assumirão os eventuais problemas que surgirem em sua frota, já que as montadoras não oferecem garantia para uso acima do percentual obrigatório para todos os motores.

A forma como esse biodiesel para o uso autorizativo será comprado ainda é desconhecida. Entre o setor há os que desejam que seja feita de forma livre e os que querem que seja feita dentro dos leilões de biodiesel. Mas existe um certo consenso sobre a necessidade de controle na compra e uso do biodiesel.

A reunião do CNPE está marcada para iniciar das 10h e terminar às 13h.

Miguel Angelo Vedana – BiodieselBR.com
Compartilhar: