PUBLICIDADE
cremer cremer
Regulação

ANP quer checar diariamente estoques de biocombustíveis e derivados do petróleo


Money Times - 29 out 2021 - 10:45

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) pretende passar a monitorar os estoques de combustíveis e gás de cozinha em toda cadeia antes que cheguem às bombas.

A proposta da nova medida, que agora vai a consulta pública para apreciação e sugestões do mercado, é ter um levantamento diário que a ajude a identificar antecipadamente situações de risco.

No atual momento, por exemplo, a safra de cana com quebra e finalização antecipada acende uma luz de alerta, na medida que o etanol hidratado já vinha com produção limitada e terá pela frente uma entressafra mais longa e estoques muito justos.

Também, recentemente, a Petrobras avisou que entregaria menos gasolina para algumas distribuidoras em novembro, sob argumento de que os pedidos estavam “atipicamente acima”, e foi advertida pelo setor do risco de desabastecimento.

Do acompanhamento diário, os segmentos produtor, de armazenamento e de distribuição fariam um escrutínio de seus inventários, conforme regras que ainda serão debatidas.

Giovanni Lorenzon – Money Times
 

Tags: Anp Estoques