PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Jerônimo Goergen não é mais presidente da Frente do Biodiesel


BiodieselBR.com - 17 mai 2021 - 12:34 - Última atualização em: 17 mai 2021 - 15:38

A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) está mudando de direção. O deputado Jerônimo Goergen (Progressistas/RS) anunciou neste sábado (15) que está se afastando da presidência do grupo que ajudou a fundar em outubro de 2011. O comando da principal representação do setor de biodiesel em Brasília (DF) deverá ser assumido pelo vice-líder do governo na Câmara, deputado Pedro Lupion (Dem/PR).

Formalmente, a FPBio conta com 206 apoiadores. São 203 deputados e três senadores.

Goergen foi presidente da frente por dois mandatos distintos. Da fundação da FPBio até o encerramento da 54ª Legislatura em 2014 e, posteriormente, entre meados do ano 2019 até agora.

Na 55ª Legislatura, a FPBio foi presidida por Evandro Gussi (PV/SP) que atualmente preside a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica).

“Nessa última década, tive a oportunidade de defender e trabalhar por este importante segmento econômico, passando por três governos diferentes e inúmeros desafios para consolidar uma política nacional para o setor”, destacou Jerônimo Goergen em nota distribuída à imprensa. Ele segue sendo um membro frente e é autor do PL 528/2020 que estabelece um cronograma para que a mistura obrigatória chegue aos 20%.

Sob pressão

Nos últimos meses, a indústria de biodiesel tem estado sob pressão política.

Em abril, o governo federal preocupado com um possível aumento do preço do diesel determinou a redução da mistura obrigatória de biocombustível no óleo diesel de 13% para 10%. A medida deveria ter durado apenas dois meses, mas acabou sendo prorrogada também pelo quarto bimestre.

Esse não é o único ponto de atrito para o setor. Recentemente, um grupo de 9 entidades empresariais divulgou um manifesto se colocando contra novos aumentos da mistura.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com