PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

Qual deve ser a demanda de biodiesel no último bimestre de 2020


BiodieselBR.com - 06 out 2020 - 19:06

ANP paralisou ontem (05) o 76º Leilão de Biodiesel depois que foram divulgados os volumes ofertados pelas usinas para decidir qual será a mistura de biodiesel. Essa decisão poderia ter sido tomada e comunicada ontem mesmo, mas, pelo que parece, ela vai levar alguns dias.

Como a decisão ainda não foi tomada, cabe tentar ajudar a agência a tomar a melhor decisão. Para isso, usaremos as informações do BiodieselDATA para chegar em uma demanda, além de ser menor que a oferta, garanta a competição entre as usinas sem pagar ágios excessivamente altos sobre o preço inicial das ofertas.

Para chegar nesse valor, é preciso saber a oferta de biodiesel, o consumo esperado e o limite na relação de oferta e demanda nos leilões que garante competitividade e pouco ágio sobre o preço inicial das usinas. O volume ofertado de biodiesel todos já sabem – é de 1.208.200 m³. É um volume recorde para o 6º bimestre do ano. A próxima variável que precisa ser definida é a demanda esperada.

Calcular quanto diesel vai ser consumido nunca foi uma tarefa das mais fáceis, mas em ano de pandemia fica especialmente difícil. Apesar de mais chances de errar, a forma de fazer conta em si não muda. Resumidamente, pegamos o consumo de diesel do ano passado e aplicamos sobre esse número um acréscimo ou decréscimo – de acordo com a conjuntura do país.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR