PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

27º leilão: ANP divulga usinas habilitadas e pendentes


BiodieselBR.com - 10 set 2012 - 19:25 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
l26-opinioes
Acaba de ser publicada pela ANP a listagem de usinas que se cadastraram para participar do leilão de biodiesel. Nela estão todas as unidades cadastradas, divididas em três categorias: habilitada, pendente e impedida de participar do certame.

Constam ao todo 43 usinas na listagem da ANP, destas, 38 possuem o selo Combustível Social e cinco não possuem o benefício. No entanto nem todas estão com a presença garantida na disputa. Somente 33 tiveram sua habilitação concedida, outras nove usinas foram listadas como pendente e uma, a Delta (MS), foi impedida de participar.

A razão para o impedimento da Delta é o item 14.14 do edital do 25º leilão. Este item prevê que as usinas devem entregar pelo menos 80% do volume vendido no leilão, sob pena de não participar do 27º leilão. Tudo indica que a empresa não conseguiu cumprir essa determinação do edital.

Entre as nove usinas pendentes está a Biocapital, que perdeu sua autorização de comercialização este ano e não tem o registro especial da Receita Federal. Esse é o caso mais improvável de conseguir a complementação, já que depende de dois órgãos publicarem em diário oficial as autorizações necessárias.

As demais usinas tem problemas menores, que, pelo histórico dos outros leilões serão mais simples de sanar.

Os destaques na listagem divulgada pela ANP ficaram por conta de algumas importantes ausências, como a Araguassú, que tentou, mas não conseguiu habilitação no 26º leilão e a Bioverde, que, mesmo podendo vender mais de 45 milhões de litros de biodiesel, optou por não participar. O motivo pode estar ligado com a baixa entrega no 25º leilão. A Bio Petro que havia participado no certame anterior também não apresentou a documentação.

Somada a capacidade de oferta de todas as usinas habilitadas e pendentes, com exceção da Biocapital, temos 1,31 bilhão de litros com selo e 154,26 milhões de litros sem selo. Contudo o volume que realmente estará disponível para compra só será conhecido no dia 18 de setembro. A expectativa é que o leilão compre 750 milhões de litros de biodiesel.

Veja aqui a lista de empresas que se cadastraram para participar do 27º leilão de biodiesel da ANP.

Miguel Angelo Vedana - BiodieselBR.com
Tags: L27