Com Etapa 5 forte, L80 arrematou 1.102,2 mil m³ de biodiesel
Foi encerrada agora há pouco – o martelo foi batido às 16h30 – a fase comercial do 80º Leilão de Biodiesel (L80). De terça-feira até hoje, as distribuidoras participantes do processo arremataram um total de 1.102,2 milhares de m³ de biodiesel puro que será usado para garantir a mistura obrigatória durante o quarto bimestre deste ano. Esse montante está em linha com as projeções de BiodieselBR.com de que o leilão negociasse entre 1,10 e 1,15 milhão de m³ e representa uma contração de 7,3% ao que havia sido negociado certame que abasteceu o mercado entre julho e agosto do ano passado.
A queda não chega surpreender uma vez que este foi o segundo leilão com mistura obrigatória reduzida para 10%. O corte foi determinado pelo governo federal no L79 por receio de que o preço elevado do biodiesel impactasse o valor do diesel nos postos. Contrariando garantias que haviam sido dadas aos fabricantes de biodiesel, a redução foi mantida por outro bimestre.
Etapa 5 robusta
Depois das distribuidoras terem arrematado 57,7 mil m³ de biodiesel durante a Etapa 3A e outros 917,7 mil m³ de biodiesel na Etapa 3B, a Etapa 5 negociou robustos 126,9 milhares de m³.