BiodieselBR
Publicidade

Entregas caem no 6º bimestre e ficam em 93,4%

O setor não se saiu tão bem nas entregas do último bimestre do ano, performance ficou 93,4% contra 97% do 5º bimestre e 98,4% no 4º bimestre.
BiodieselBR.com 2 min de leitura
O setor não se saiu tão bem nas entregas do último bimestre do ano quanto nos dois anteriores. Depois de praticamente gabaritar no L43 com mais 98,4% entregues e chegar perto dos 97% no bimestre seguinte, a performance caiu consideravelmente e fechou o 6º bimestre pouco acima dos 93,4%.

O setor não se saiu tão bem nas entregas do último bimestre do ano quanto nos dois anteriores. Depois de praticamente gabaritar no L43 com mais 98,4% entregues e chegar perto dos 97% no bimestre seguinte, a performance caiu consideravelmente e fechou o 6º bimestre pouco acima dos 93,4%.

Ao todo, pouco mais de 614,5 milhões de litros dos 657,7 milhões de litros arrematados no certame de outubro passado saíram efetivamente das usinas com destino às distribuidoras de combustíveis.

Essa performance mais fraca fica facilmente visível quando se considera que nada menos do que sete usinas ficaram abaixo da marca dos 90% – nível de entregas mínimo exigido nos editais da ANP. No L44 apenas uma usina – a Granol de Porto Nacional – encerrou o bimestre no vermelho e por uma margem inferior a dois pontos percentuais.

Dessa vez, Bocchi, BSBios de Passo Fundo, Caibiense, PBio de Candeias, Olfar, Cesbra e Biopar de Nova Marilândia estão abaixo da marca e precisarão prestar contas à ANP sob o risco de ficarem de fora do 48º Leilão. Juntas, elas deixaram de entregar 19,8 milhões de litros de biodiesel.

A maioria delas perdeu a marca por apenas alguns pontos percentuais e, na prática, não deverão ter tanta dificuldade para se justificarem. Mas no caso da Cesbra e da Biopar MT com, respectivamente, 66,2% e 39,2% há uma diferença preocupante.

A Biopar é, inclusive, a usina que mais deixou de entregar biodiesel em termos absolutos. Dos 12 milhões de litros vendidos no certame, quase 7,3 milhões não chegaram a ser embarcados.

Ano

Tomando o ano de 2015 com um todo, as entregas foram de 94,4% o que corresponde a 3,8 de 4 bilhões de litros negociados em leilões.

O resultado praticamente repete a performance do ano anterior.

Veja abaixo os dados das entregas de cada usina:
L45Entregas TABELA 070115

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Dados completos sobre as ENTREGAS de biodiesel de todos os leilões pode ser vistos e selecionados no BiodieselDATA.

Publicidade
Compartilhar: