PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Ford apresenta linha de caminhões preparados para B20


Frota Online - 01 nov 2013 - 12:30
Ford B20_011113
Os caminhões da linha Cargo modelo 2014 sairão de fábrica equipados com motores prontos para rodar abastecidos com B20. A novidade foi anunciada pela Ford durante o 19º Salão Internacional do Transporte (Fenatran), evento especializado em transportes de cargas que acontece até hoje (01) na cidade de São Paulo. 

"A possibilidade de abastecer o caminhão com combustíveis que tenham até 20% de biocombustível na mistura é mais avanço da linha Cargo. É uma opção ecológica que dá mais liberdade de escolha ao transportador", diz Renato Souza, supervisor de engenharia de combustíveis da Ford Caminhões. "Além disso, é um desenvolvimento que antecipa futuros requerimentos legais do setor", completou.

O estudo para aplicação do biodiesel B20 nos motores dos caminhões Cargo foi feito pela Ford em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Esse trabalho incluiu a pesquisa e desenvolvimento de novos materiais para os componentes do sistema de combustível, incluindo tanque e linha de combustível, conectores, sensores e filtro separador de água e óleo.

Fabricado partir de óleos vegetais, gordura animal ou óleo de cozinha usado, o biodiesel se trata de um combustível limpo. Seu uso em motores diesel convencionais traz uma redução substancial no nível de material particulado, monóxido de carbono, hidrocarbonetos não queimados entre outros poluentes em comparação com o diesel mineral.

Adaptado por BiodieselBR.com