PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Dieselgate: VW é acusada de nova trapaça no controle de emissões


Autopapo - 28 set 2021 - 10:22

O dieselgate parece não ter acabado, os motores diesel da Volkswagen voltaram a ser alvos de acusações de fraude. Segundo um conselheiro da União Europeia (CJEU), um software desses motores que altera o funcionamento do sistema de controle de emissões baseado na temperatura e altitude é ilegal.

Essa acusação será investigada pela Corte de Justiça da União Europeia. O caso foi levantado por consumidores na Austria e traz como foco o software responsável pelo controle da recirculação de gases. As informações são da Automotive News Europe.

Como funciona a suposta trapaça?

O sistema de recirculação de gases do escapamento, também conhecido como válvula EGR, faz que parte dos gases emitidos pela combustão voltem para a admissão e sejam queimados novamente. Isso faz que a mistura fique mais pobre, mas reduz as emissões de óxido de nitrogênio (NOx). O NOx pode causar problemas respiratórios nas pessoas.

Foi constatado que o software da Volkswagen desativa a válvula EGR dos motores em temperaturas fora da faixa entre 15 e 33°C e também em altitudes acima de 1.000 metros do nível do mar. Com a válvula EGR desativada, o motor emite NOx acima do permitido legalmente.

A resposta da Volkswagen

Segundo a Volkswagen, essa programação é usada nos motores do grupo com a intenção de protegê-los de danos. O fabricante enviou uma resposta ao site Motor1 que a programação do sistema está de acordo com os critérios por proteger o motor de danos. Esse informação consta no parágrafo 125 da opinião do advogado geral da CJEU, Athanasios Rantos.

Porém, Rantos diz que essa faixa de temperatura estipulada pela Volkswagen não representa as condições de direção comuns da Alemanha e Áustria. Esses países frequentemente têm temperaturas abaixo de 15°C. O advogado também completa que esses carros rodam em regiões com altitudes elevadas.

Eduardo Rodrigues – Autopapo