Projeto experimental busca elevar nível de biodiesel no combustível de ônibus de Piracicaba
A prefeitura de Piracicaba (SP) lançou, nesta segunda-feira (16), o projeto experimental "B20 – Piracicaba no Caminho da Sustentabilidade", que consiste em colocar seis ônibus nas ruas da cidade com adição de 20% de biodiesel no diesel. Os veículos começam a rodar nesta terça-feira (17).
O objetivo do projeto é avaliar a redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) a partir deste novo combustível, além também dos impactos técnicos e socioeconômicos. Os veículos vão rodar desta forma até março de 2020, segundo a prefeitura.
Atualmente, existe a porcentagem obrigatória de 11% de biodiesel no diesel em todo o Brasil. De acordo com o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, há a expectativa de que o projeto seja ampliado a nível nacional.
"Se a gente puder influenciar na política nacional, isso seria extremamente importante. É uma experiência, da mesma forma que fizemos o B10. Tanto o diesel quanto a gasolina, são combustíveis fósseis e, do ponto de vista natural, mais atrasados. Quanto mais o Governo Federal incentivar isso, teremos um país mais sustentável", diz.
Participaram do evento também os secretários de Meio Ambiente e de Transportes, diretores da Raízen e da Via Ágil e a coordenadora do curso de biocombustível da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatec).