Exportações de óleo de soja recuam 43% em agosto
As exportações brasileiras de óleo de soja deram um passo atrás em agosto. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), no último mês as exportações do derivado do principal produto do agronegócio brasileiro ficaram abaixo de 114 mil toneladas, o que faz deste o pior mês para o segmento desde fevereiro. O volume exportado em agosto representa uma queda de pouco mais de 43%, tanto em relação ao mês anterior quanto ao mesmo período do ano passado.
O volume de óleo exportado equivale ao esmagamento de aproximadamente 614 mil toneladas de soja em grão. Montante que se soma aos 8,04 milhões de toneladas de soja que foram exportadas in natura no último mês.
De janeiro a agosto, os exportadores brasileiros já embarcaram 998,7 mil toneladas de óleo de soja. O total é menos da metade dos 1,92 milhão de toneladas exportados nos primeiros oito meses de 2023. E as chances de uma recuperação diminuem consideravelmente à medida que o ano avança e a disponibilidade de soja no mercado nacional cai, conforme avançamos entressafra adentro.