Soja

Até esta última quinta-feira (27), os produtores de soja do Brasil já tinham colhido 82% da área plantada na safra 2024/25 segundo acompanhamento da consultoria AgRural. Isso equivale a aproximadamente, 38,8 milhões de hectares considerando a média das projeções mais recentes para a área ocupada pela oleaginosa no Brasil.

Segundo a consultoria, apesar da temporada ter tido um início lento por conta do excesso de chuvas nas primeiras semanas do ano; o ritmo acabou se recuperando e, hoje, atingiu o maior percentual de uma série histórica que vem desde a safra 2010/11.

O tempo firme tem ajudado no avanço da colheita no Rio Grande do Sul e nas Regiões Norte e Nordeste onde o plantio é feito depois de outras regiões do país.

Um compilado de 11 projeções divulgadas este mês por órgãos governamentais e consultorias que produzem dados periódicos sobre a produção nacional de soja indicam que o país deverá colher um pouco mais de 168,9. Esse resultado é um pouco menor – queda de 0,5% – do que as projeções que vinham sendo publicadas nos dois primeiros meses do ano e que beiravam os 170 milhões de toneladas.

Essa queda se deve à quebra importante causada pela estiagem no Rio Grande do Sul.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Veja mais