PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Clima seco também prejudica produção de soja no Paraguai


Valor Econômico - 15 fev 2019 - 10:22

O clima seco e quente que vem prejudicando as lavouras de soja em regiões produtivas do Brasil também afeta os campos do Paraguai. De acordo com a Câmara Paraguaia de Exportadores e Comerciantes de Cereais e Oleaginosas (Capeco), 1,3 milhão de toneladas da oleaginosa deixarão de ser colhidas por causa das intempéries.

Se confirmada a previsão, a colheita do país vizinho ficará próxima de 8 milhões de toneladas nesta temporada 2018/19, distante das 10 milhões registradas nos últimos ciclos. "As primeiras variedades que foram plantadas em setembro sofreram muito no início, e as variedades de plantio em outubro também tiveram uma importante recaída, que ainda não conseguimos avaliar”, disse Luis Cubilla, assessor da Capeco à consultoria Trigo & Farinhas.

Em relatório divulgado aos clientes, a consultoria diz, ainda, que o assessor da Capeco relatou que, em termos gerais, o rendimento das lavouras “não é bom”. Até o momento, 70% da área semeada com soja no Paraguai foi colhida, o equivalente a 3,5 milhões de hectares.

No site da Capeco, a indicação é de produtividade entre 1.500 kg a 1.800 quilos por hectare no início da colheita, em dezembro. Posteriormente, os rendimentos médios por hectare foram melhorando e ficaram acima dos 2. 200 quilos em janeiro.

Fernanda Pressinott – Valor Econômico