PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Brasil exportou 218 mil toneladas de óleo de soja em novembro


BiodieselBR.com - 13 dez 2022 - 18:10

Contrariando o que seria de se esperar com base no histórico do setor, as exportações nacionais de óleo de soja não vêm dando sinais de que estejam prontas para reduzir o ritmo neste final de ano. De acordo com os números mais recentes do Ministério da Economia, em novembro mais 218 mil toneladas do produto saíram do país – isso representa um aumento de 27,5% no volume embarcado.

Normalmente, os embarques de óleo de soja avançam na primeira metade do ano até atingirem o teto entre os meses de maio e julho e passam a minguar a partir daí. Este ano, contudo, as exportações vêm resistindo à queda. Embora o mercado tenha apresentado alguma irregularidade nos meses de setembro e outubro – especialmente depois da correção nos números que haviam sido reportados pelo ministério no mês passado –, os dados de novembro indicam que as exportações vêm conseguindo se manter num platô de julho para cá.

De janeiro até agora, os embarques do derivado se aproximam de 2,35 milhões de toneladas. Isso já faz deste o quinto ano mais exportador da história e com chances bem reais de galgar mais algumas posições.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR