PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Matérias-primas alternativas

Amazonas: fundação organiza ciclo de palestras sobre biodiesel


BiodieselBR.com - 10 out 2012 - 15:23
fpf exposicao_maues_101012
A partir da próxima segunda-feira (15) a Fundação Desembargador Paulo Feitosa (FPF) vai realizar o Ciclo de Exposição Biodiesel Maués: Indústria, Sustentabilidade e Desenvolvimento Social. O evento foi idealizado com o objetivo de capacitar a população do município amazonense de Maués a trabalhar de forma mais qualificada na produção de óleos de babaçu e sua posterior conversão em biodiesel.

Segundo Cecília Abinader, a técnica plena da fundação, a meta do evento é alcançar um grupo de, pelo menos, 350 pessoas entre pesquisadores, professores, alunos da rede pública e a população regional. “Queremos que o tema do biodiesel não fique restrito ao pessoal da Fundação [Paulo Feitosa], mas que toda a comunidade tenha conhecimento sobre o assunto”, explica.

A meta final é contribuir para que os agricultores familiares da cidade possam tirar mais proveito das oportunidades econômicas criadas pelas unidades industriais de extração de óleos vegetais e produção de biodiesel instaladas pela FPF no ano passado. Dessa forma, eles poderão agregar mais valor à produção local de babaçu. “Queremos que a comunidade entenda melhor o que é essa usina e para que ela serve”, completa a entrevistada.

As palestras tem como temas o manejo de recursos florestais, manipulação correta do óleo de babaçu e aproveitamento dos coprodutos agrícolas gerados pela cultura. “Nosso foco serão estudantes da rede pública de ensino porque, na maioria, eles são filhos dos agricultores que queremos capacitar”, explica Abinader. “Queremos ensinar eles a fazer a coleta do babaçu corretamente porque isso é fundamental para a qualidade do óleo”, completa.

Para chegar ainda mais no público final, há evento programados para três comunidades ribeirinhas localizadas nas imediações de Maués.

A proposta da FPF é que esse seja apenas o primeiro de uma série de eventos regulares de capacitação dos pequenos produtores rurais da região. “No longo prazo a ideia é que eles possam fazer a extração do óleo do babaçu que coletaram e desenvolvam uma visão comercial para esse produto”, afirma a técnica.

O evento faz parte da programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realiza durante o mesmo período.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com