PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

EUA oficializa abertura de mercado para óleo de cozinha usado brasileiro


BiodieselBR.com - 21 jun 2024 - 16:06

O governo dos Estados Unidos vai passar a aceitar os certificados sanitários internacionais vegetais (CSIV) – documento que atesta que um produto de origem vegetal cumpre com as normas de um importador – emitidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em cargas de óleo de cozinha usado. A medida marca a abertura oficial do mercado norte-americano ao produto brasileiro que vem ganhando destaque como matéria-prima para a indústria de biocombustíveis.

Para atender às exigências de Washington, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do MAPA vai passar a emitir certificação que garante a identidade e origem do produto, baseada em auditorias dos estabelecimentos armazenadores responsáveis pelas exportações do material.

A abertura oficializa um movimento que já vinha acontecendo. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) indicam que, no ano passado, as exportações de óleos e gorduras residuais (OGRs) do Brasil se multiplicaram por 6 atingindo a cifra de 26,3 mil toneladas. Desse montante, 19,9 mil toneladas – 75,8% – tiveram os Estados Unidos como destino.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR