PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Macaúba

Embrapa Agroenergia publica boletim sobre macaúba


Assessoria Embrapa - 09 jan 2019 - 18:16

A Embrapa acaba de dar uma nova contribuição para a consolidação da macaúba. Um grupo de pesquisadores da casa publicou o boletim “Armazenamento e processamento da macaúba – Contribuições para manutenção da qualidade e aumento do rendimento de óleo da polpa” no qual sintetiza parte da informação disponível sobre esta palmeira oleífera nativa do país.

A publicação traz os resultados dos experimentos conduzidos, na planta-piloto e nos laboratórios da Embrapa Agroenergia, em Brasília.

Os experimentos foram realizados visando gerar soluções para o armazenamento dos frutos da macaúba a fim de melhorar o rendimento e a qualidade do óleo de polpa dessa palmeira. A ideia principal, explica a pesquisadora Simone Fávaro – uma das autoras – o estudo analisou as etapas de colheita e pós-colheita para traçar estratégias de colheita a fim de aperfeiçoar o rendimento do óleo extraído dos frutos.

Duas etapas

Na primeira etapa do trabalho, foram avaliados os efeitos do armazenamento na qualidade do óleo sob certas condições. Numa segunda etapa, foram realizados testes com protótipos para agrupar os processos necessários e estabelecer um período adequado.

“O resultado das duas etapas foi satisfatório”, salienta Fávaro. O processo resultou em frutos favoráveis, que consequentemente gerou uma melhor qualidade de óleo. O procedimento desenvolvido para pós-colheita além de assegurar a boa qualidade dos óleos, promover a melhoria nos frutos ainda aumenta a segurança e facilita a mecanização dos frutos.

Simone destaca, no entanto, que os resultados obtidos – embora promissores – ainda são preliminares e novas avaliações serão necessárias.

Uma cópia do documento pode ser acessada clicando aqui.

Com adaptação BiodieselBR.com