PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Indonésia torna permanente moratória à abertura de novas áreas para plantio de palma


BiodieselBR.com - 19 jun 2019 - 15:50

O governo da Indonésia decidiu proibir de forma permanente a abertura de novas áreas de florestas nativas para o plantio de palma-de-óleo e exploração madeireira. A moratória havia sido criada de forma provisória desde 2011.

Nos últimos 50 anos, pelas contas do Greenpeace, a Indonésia perdeu mais de 74 milhões de hectares de florestas – mais de duas vezes a área ocupada pela soja no Brasil. Para tentar reduzir o ritmo do desmatamento, Jacarta estabeleceu uma moratória sobre uma área de mais de 60 milhões de hectares. Até agora, no entanto, a proibição precisava ser renovada a cada dois anos.

Nos últimos anos, a Indonésia vem sendo afligida por incêndios florestais de grandes dimensões relacionados à drenagem de áreas alagadiças para convertê-las novas áreas agrícolas. Uma estimativa feita pelo Banco Mundial é de que os grandes incêndios de 2015 atingiram cerca 2,6 milhões de hectares gerando prejuízos de US$ 16 bilhões.

Segunda moratória

Em setembro passado, a Indonésia instituiu uma moratória de três anos contra novas permissões para o cultivo de palma-de-óleo. Permissões antigas que não tenham sido efetivadas também serão reavaliadas.

A meta do país asiático com essas medidas é incentivar que futuras o crescimento da produção aconteça mais por meio do aumento de produtividade do que pela expansão sobre novas áreas.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com