Dendê / Palma

A Indonésia aumentará a taxa de exportação de óleo de palma para entre 4,5% e 10% do preço de referência do óleo de palma bruto, contra a faixa anterior de 3% a 7,5%, com o objetivo de financiar o aumento obrigatório na quantidade de óleo usado no biodiesel, disse uma autoridade da agência de recursos para plantação nesta terça-feira.

A Indonésia aumentou a quantidade obrigatória de óleo de palma na mistura de biodiesel de 35% para 40% este ano. O país também está estudando elevá-la para 50% em 2026, bem como uma mistura de 3% para combustível de aviação no ano que vem, enquanto busca reduzir as importações de combustível.

Kabul Wijayanto, diretor da Agência de Fundos de Plantação, responsável pela arrecadação e distribuição da taxa de exportação, disse que as autoridades imporiam as novas taxas três dias após a publicação do regulamento.

Wijayanto disse que a regulamentação estava sendo realizada pelo Ministério da Justiça. A expectativa é de que a agência distribua 35,47 trilhões de rupias (US$2,15 bilhões) para o subsídio ao biodiesel este ano.

O aumento da taxa sobre o óleo de palma bruto de 7,5% para 10% foi sinalizado pelo governo no final do ano passado, mas até agora não foi promulgado. Os produtos de óleo de palma mais refinados têm taxas de imposto mais baixas.

Bernadette Christina – Reuters
 

Veja mais