PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Canola

Rendimento maior pode compensar menor área plantada com canola no RS


GaúchaZH - 25 jul 2018 - 10:44

Nem mesmo aumento da área plantada com canola nas regiões Noroeste e Missões foi suficiente para evitar uma redução dos hectares destinados à cultura no Rio Grande do Sul. Enquanto nas duas localidades a extensão dos campos semeados com o grão cresceu 20%, totalizando 15 mil hectares, no Estado como um todo o espaço dedicado à oleaginosa recuou praticamente um terço em relação ao ano passado.

No ciclo 2016/17, a área plantada foi de 52,4 mil hectares enquanto, no atual, soma 34,7 mil hectares. “O menor interesse dos agricultores gaúchos é explicado pelo péssimo resultado de 2017”, explica o engenheiro agrônomo Claudio Dóro, do escritório regional de Passo Fundo da Emater/RS.

Segundo Dóro, o excesso de chuvas durante a colheita da safra anterior derrubou a produtividade das plantações no ano passado para cerca de 12 sacas – cerca de 720 quilos – por hectare gerando prejuízos para os agricultores que apostaram na cultura. Para cobrir os custos seria necessário um rendimento de 15 sacas por hectares.

Este ano, no entanto, a expectativa é de um rendimento de 25 sacas por hectare plantado. “Se o clima for favorável, será ano de fazer caixa”, avalia Dóro.

No Estado, as lavouras estão nas fases de desenvolvimento vegetativo, floração e, na região Noroeste, de enchimento de grãos. “O produtor aguarda um inverno com temperaturas entre 05ºC e 20ºC, o que favorece o potencial produtivo” reforça Vantuir Scarantti, que acompanha o desenvolvimento da cultura nos municípios do noroeste do RS.

Indústria investe

A expectativa de uma boa safra movimenta a indústria de óleo de canola. Em Giruá, a Warpol que processo soja, canola e girassol está aplicando R$ 7 milhões na ampliação da unidade.

“Acreditamos no óleo de canola e estamos investindo no envase. A logística vai melhorar porque o óleo será produzido e embalado aqui mesmo”, conta Luiz Warpechowski, diretor industrial da empresa.