PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Canola

MAPA promete apoio ao desenvolvimento da Canola


Assessoria de Imprensa BSBios - 15 mai 2012 - 12:29 - Última atualização em: 15 mai 2012 - 15:26
visita dossa
“Farei esforços para desenvolver a canola,” essa foi à afirmação feita na manhã da última sexta-feira (11/05), pelo Chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Derli Dossa em visita a unidade de produção de biodiesel da BSBios, em Passo Fundo/RS. Dossa esteve no município visitando entidades, instituições e empresas para coletar informações visando a elaboração do novo plano de políticas agrícolas para o Rio Grande do Sul, que contemplará ações que serão desenvolvidas nos próximos 10 anos. 
 
O coordenador do Departamento de Fomento da BSBios e vice-presidente administrativo da Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola) Fábio Junior Benin destacou que a canola ainda tem alguns gargalos que necessita de apoio do MAPA para resolver. “Precisamos desenvolver alguns aspectos para melhorar o cultivo, para isso é fundamental que o ministério seja parceiro, que são melhoria de material genético, tecnologia de colheita e o registro de defensivos,” pontuou Benin. 
 
Dossa se mostrou preocupado com a ociosidade das terras gaúchas durante o inverno e, em visita a indústria de biodiesel, conheceu um pouco mais sobre os pontos necessários para o desenvolvimento da canola. “Aqui temos uma cultura que tem mercado garantido, e que com auxilio do ministério pode ampliar as áreas de cultivo no período do inverno,” afirmou o representante do MAPA. Segundo dados da Embrapa-Trigo, o estado tem aproximadamente 4 milhões de hectares de áreas em pousio no inverno.
 
A canola é uma excelente oleaginosa para a produção de biodiesel, contendo em torno de 38% de óleo. A BSBios em 2011 fomentou nos três estados do sul aproximadamente 25 mil hectares e a expectativa para esse ano é crescer em 30% a área plantada com a Canola. De acordo com o zoneamento agroclimático no Rio Grande do Sul, o período indicado para o plantio inicia-se em 11 de abril e estende-se até 30 de junho.
Tags: Canola