PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Canola

Abertura da safra de canola acontece em Colorado (RS)


Assessoria Emater/RS - 18 set 2012 - 14:56 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
abertura safra_canola_180912
Acontece hoje (18) no município de Colorado, na região noroeste do Rio Grande do Sul, a Abertura Nacional da Safra de Canola. Paralelamente, os produtores rurais poderão visitar estações temáticas sobre a cultura, em que serão divulgadas tecnologias relacionadas ao plantio e à colheita. O evento é apoiado pela fabricante de biodiesel BSBios que vem fomentando essa cultura.

Considerada a “soja do inverno”, a canola ocupa aproximadamente 850 hectares em Colorado, sendo um dos maiores produtores gaúchos da planta. A área cultivada no ano passado foi de 30 mil hectares em território gaúcho. “O potencial das lavouras está muito bom”, analisou o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar de Colorado, Jair Ross. No município, segundo Ross, 30 famílias cultivam a oleaginosa.

A produção gaúcha impacta fortemente na produção nacional, pois o Rio Grande do Sul é o maior produtor desta cultura de inverno que vem sendo estimulada desde o lançamento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) no final de 2004.

Obtido a partir de óleos vegetais, como o produzido pelo esmagamento da semente da canola, o biodiesel oferece vantagens ambientais, como a diminuição de gases responsáveis pela chuva ácida e pela fumaça preta que causa problemas respiratórios. O óleo de canola também é altamente valorizado pela indústria de alimentação devido a seus teores de ácidos graxos e ômega 6 e ômega 3, sendo considerado um dos óleos mais saudáveis.

O evento, que será realizado em Colorado, é promovido pela AbrasCanola, BSBios, Cotrijal, Emater/RS-Ascar, Sindicato Rural de Colorado, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colorado, Embrapa Trigo, Produfort e Governo do Estado.
Tags: Canola