PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
mamona

Sementes começam a ser distribuídas no Ceará


Diário do Nordeste - CE - 29 jan 2008 - 11:43 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Já começou a chegar nas mãos dos agricultores da região Centro-Sul, as sementes selecionadas do programa Hora de Plantar, do governo do Estado. Iguatu é pólo de distribuição para 17 municípios e, neste ano, serão entregues um total de 383 toneladas de milho, feijão, sorgo, mamona e girassol na região. Choveu bem nos últimos quatro dias e a terra úmida favorece o plantio das culturas de sequeiro.

A distribuição começou na semana passada nos municípios de Acopiara, Cedro, Lavras da Mangabeira e Ipaumirim. Nesta semana será intensificada em Jucás, Quixelô e Iguatu. Alguns agricultores que receberam as sementes já estão na roça fazendo o cultivo. “Temos que aproveitar as primeiras chuvas e plantar logo”, disse o pequeno produtor rural, Francisco Gomes, da localidade de São Paulino, zona rural de Acopiara. “Quem vive da agricultura não pode perder tempo”.

A novidade neste ano é a distribuição de sementes de girassol e a ampliação da quantidade de mamona do programa Biodiesel do Ceará.

Incentivo

A idéia do governo é incentivar os produtores a aderir à produção de oleaginosas destinadas para o biodiesel. Porém, essas sementes ainda não chegaram ao armazém central de entrega das sacas para os municípios.

Na cidade de Iguatu, a entrega começa amanhã. Os agricultores estão esperançosos de um bom inverno. Choveu nesses últimos quatro dias, 86 milímetros, segundo dados do escritório local da Ematerce. Até ontem, neste mês, o total é de 121 milímetros. O solo está molhado e favorece o plantio.

Começo de plantio

Alguns produtores não esperaram pelo recebimento das sementes e já começaram o cultivo de milho e feijão por conta própria. No entanto, a maior parte aguarda com expectativa o início da distribuição.

O município de Iguatu recebe a maior quantidade de sementes. Serão distribuídos 49 mil kg de milho híbrido, 2.890kg de feijão, 1.430kg de sorgo, 1.570kg de mamona e 820kg de girassol. Do total de 17 municípios, ainda falta a entrega para as cidades de Jaguaribe, Jaguaribara e Pereiro, que foram incluídos, neste ano, na região Centro-Sul.