PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
mamona

Oleaginosas são prioridade no cultivo em Quixadá


Diário do Nordeste - CE - 30 jan 2008 - 08:01 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Cuidados especiais na distribuição da matéria-prima dos biocombustíveis. A partir de amanhã, sementes selecionadas de mamona e girassol chegam às mãos dos pequenos produtores no Sertão Central com a realização de seminário promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, de Quixadá.

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, prestigiará o encontro no Balneário Cedro Clube, com início previsto para as 9 horas. Será abordada a importância do cultivo das oleaginosas, técnicas adequadas para o plantio e outras orientações consideradas relevantes ao fortalecimento produtivo do setor.

Aproximadamente mil produtores que formam a base da agricultura familiar no município deverão estar presentes. Na ocasião serão anunciados mais incentivos. Além do auxílio de R$ 150,00 por hectare plantado, sementes de mamona sem custos e a garantia da compra a R$ 0,70 o quilo, garantidos pelo governo do Estado, também serão beneficiados com horas gratuitas de aragem mecânica os que optarem pelo cultivo da mamona. Foi a alternativa encontrada pela Prefeitura de Quixadá para atrair um número maior de produtores. No ano passado apenas 78 plantaram as sementes de oleaginosas.

De acordo com o gerente do escritório da Ematerce em Quixadá, Américo de Lima, a iniciativa surge como um estímulo a mais na formação da cadeia produtiva que dará suporte à produção de bioenergéticos na unidade da Petrobras que está sendo construída em Juatama, a 15km do Centro de Quixadá. Mais de 23t de sementes selecionadas serão distribuídas nos 12 municípios da área da Ematerce na macrorregião Central do Estado.

Pelos cálculos do técnico, Quixadá poderá colher mais de 800 toneladas de mamona e 900 de girassol. No ano passado a produção não chegou a 10% do total previsto.

Os resultados favoráveis também poderão ser alcançados nos municípios vizinhos. Em Quixeramobim, já foram cadastrados 354 pequenos produtores. São 284 a mais que em 2007. Juntos, receberão 4,2t de sementes selecionadas destinadas exclusivamente ao programa do biodiesel. A distribuição começa esta semana. O gerente do escritório local, Tarcísio do Rego, diz que os técnicos da Ematerce e da Secretaria Municipal de Agricultura já estão em campo orientando os agricultores.

A situação é igual nos postos de Boa Viagem, Mombaça, Senador Pompeu e Solonópole. Os pólos, que representam cerca de 30% do território cearense, se preparam para a expansão da cultura que propiciará a produção de combustíveis ecologicamente corretos.

Mais informações:
Escritórios da Ematerce
Quixadá, (88) 3445. 1059
Quixeramobim, (88) 3441.4914
Mombaça, (88) 3583.3496
Boa Viagem, (88) 3427.1748